Jornal de Notícias

Lopetegui e Jesus sem castigo

Relatório do delegado ao jogo descreve o incidente entre os treinadore­s do F. C. Porto e do Benfica, mas não refere o conteúdo da discussão

- Norberto A. Lopes e Luís Antunes desporto@jn.pt

Julen Lopetegui e Jorge Jesus devem escapar a uma suspensão, na sequência da calorosa discussão após o clássico entre o Benfica e o F. C. Porto, quando as duas equipas rumavam aos balneários. Segundo apurou o JN, o incidente consta no relatório do árbitro e do delegado ao jogo, mas o teor da conversa entre os dois treinadore­s não está reproduzid­o. Mesmo assim, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol vai analisar, hoje, os documentos e deverá advertir os dois técnicos, podendo até multá-los, no limite, se considerar a existência de comportame­nto antidespor­tivo.

Segundo apurou o nosso jornal, o delegado do jogo não conseguiu perceber o conteúdo do diálogo por causa do barulho que se fazia sentir no estádio, nem viu qualquer indício de violência entre os dois treinadore­s, apesar de ter assistido à discussão calorosa, que motivou uma rápida intervençã­o do staff dos dois clubes. Mesmo que Lopetegui tenha esperado por Jesus à boca do túnel, o incidente ficou sanado no relvado, pois ambos nem sequer se cruzaram no interior do estádio.

Com o escreveu, ontem, o JN, a altercação surgiu porque Jorge Jesus tem pronunciad­o mal o nome do treinador do F. C. Porto, chamando-o de “Lotopegui” nas conferênci­as de Imprensa. Quando o técnico basco se aproximou do rival para a tradiciona­l saudação de final do jogo, terá expressado a sua insatisfaç­ão pelo constante erro. Questionou Jorge Jesus se sabia corretamen­te o seu nome, o técnico do Benfica disse que sim, mas terá, outra vez, pronunciad­o mal. Gerou-se uma discussão que só terminou com uma rápida intervençã­o para o confronto verbal não ter repercussõ­es físicas. Lopetegui também reagiu assim, porque entende que o treinador do Benfica tem sido protegido ao longo do campeonato.

No balneário, Jesus desvaloriz­ou o incidente junto dos jogadores e da própria estrutura do clube. Até enalteceu a frontalida­de e a coragem do treinador do F. C. Porto, que o afrontou em pleno Estádio da Luz e num clima muito adverso. Daí que tenha mostrado uma postura compreensi­va na sala de Imprensa, quando foi questionad­o sobre o teor da discussão protagoniz­ada no final do clássico. “O que se passou é normal. Só quem não jogou futebol é que não percebe. É a adrenalina de um jogo que acabou, bate boca daqui, bate boca dali. Segue para bingo”, afirmou o treinador das águias, após o nulo com o F. C. Porto, que deixa o Benfica a nove pontos da conquista do bicampeona­to.

Agora, cabe ao Conselho de Disciplina analisar o relatório do árbitro Jorge Sousa e do delegado ao jogo, mas este incidente não deve, em princípio, implicar qualquer suspensão para os treinadore­s dos dois rivais.

Barulho do estádio impediu que a conversa fosse ouvida

 ??  ??
 ??  ?? Lopetegui disse a Jorge Jesus que não gosta de ouvir o treinador do Benfica trocar-lhe o nome nas conferênci­as de imprensa
Lopetegui disse a Jorge Jesus que não gosta de ouvir o treinador do Benfica trocar-lhe o nome nas conferênci­as de imprensa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal