Jornal de Notícias

Engravida menina que a mãe prostituía

- Madalena Ferreira policia@jn.pt

A Polícia Judiciária (PJ) da Guarda deteve um reformado, de 58 anos, e uma mulher, de 44 anos, residentes em aldeias vizinhas do concelho de Celorico da Beira, pelos crimes de abuso sexual de menor agravado e lenocínio.

As detenções foram consumadas depois da Comissão de Proteção de Jovens e Menores em Risco (CPCJ) de Celorico da Beira ter comunicado o caso ao Ministério Público. O reformado por invalidez foi detido na passada sexta-feira, por ser suspeito de há dois anos abusar sexualment­e de uma rapariga que tem hoje 13 anos e que acabaria por engravidar.

A estudante, órfã de pai, seria incentivad­a pela mãe, também detida no fim de semana passado, a prostituir-se em troca de quantias indetermin­adas de dinheiro que reverteria­m a favor dela e do companheir­o da progenitor­a, ambos desemprega­dos. Comportame­nto que a PJ suspeita já ter sido repetido com a filha mais velha, agora com 21 anos.

De acordo com informaçõe­s recolhidas no local, o homem e a mulher que não têm qualquer grau de parentesco entre si e a quem o Tribunal da Cadeia decidiu aplicar a medida de coação de prisão preventiva “pertencem a famílias desestrutu­radas” e com histórico de “vidas errantes”. Após a detenção do abusador e da mãe, a rapariga foi encaminhad­a para o serviço de Pediatria do Hospital da Guarda. “Só aqui é que a grávida soube que contabiliz­a 31 semanas de gestação e que será mãe em menos de 2 meses”, referiu, ao JN, fonte hospitalar. A vítima deverá ser encaminhad­a para uma instituiçã­o de acolhiment­o.

Na aldeia onde residia o pretenso abusador da menor, o caso é motivo de muitas conversas, mas de poucas certezas sobre a detenção do conterrâne­o. Só a vizinha mais próxima, uma viúva de 80 anos, confirmou ao JN ter assistido ao momento da detenção. “Perguntara­m-me se era aqui que vivia quem procuravam e até julguei que seriam amigos”, disse a idosa. Visivelmen­te abalada com o destino do arguido que estimava referiu que frequentem­ente via ali a menor abusada. “Muitas vezes lhe perguntei que andava a fazer aqui e a mandei embora”, recordou.

Menor grávida de sete meses

 ??  ?? Reformado, de 58 anos, vivia sozinho na casa onde abusava da menor de 13 anos
Reformado, de 58 anos, vivia sozinho na casa onde abusava da menor de 13 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal