Jornal de Notícias

Corrida de robôs low-cost animou UMinho

- DELFIM MACHADO

Cerca de 100 alunos do polo de Guimarães da Universida­de do Minho juntaram-se, ontem, para uma corrida de robôs reciclados e de baixo custo. A prova era a avaliação final da cadeira de Robótica Industrial e de Serviços, do quarto ano dos cursos de Mecânica e Eletrónica Industrial.

Cada uma das nove equipas, compostas por alunos dos dois cursos, teve de construir um robô autónomo, barato e com materiais reciclávei­s, capaz de percorrer a pista de obstáculos num curto espaço de tempo. Cada robô custou, em média, 30 euros, explicou Fernando Ribeiro, docente da cadeira e diretor do Departamen­to de Eletrónica Industrial.

A competição animou o “hall” do campus de Azurém, em Guimarães. Nem todos conseguira­m chegar ao fim, mas a maioria cumpriu a tarefa. Para que o robô reconheça quando tem um obstáculo à frente, são colocados sensores, explica o docente: “Há sensores sonares, que emitem um som e o eco significa que há um obstáculo. De- pois, há outra técnica que é com infraverme­lhos, que é um sistema idêntico, só que em vez de emitir um som emite uma luz”.

Fernando Ribeiro acrescenta que a convivênci­a de alunos de diferentes cursos na mesma equipa permite “que se ajudem mutuamente” através da partilha de conhecimen­tos.

 ??  ?? Cada aparelho custou em média 30 €
Cada aparelho custou em média 30 €

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal