Jornal de Notícias

Zé Manuel admite seguir outra época

Extremo continua a jogar e marcar aos 40 anos, numa carreira já de 23 temporadas

- Vítor Jorge Oliveira desporto.pt@jn.pt

dos campeonato­s profission­ais aos 37 anos, mas, com 40 primaveras já festejadas, ainda está para durar. Quem o garante é Zé Manuel, extremo que voltou ao Taipas, clube que o descobriu (1997/98) e que o catapultou para a ribalta.

“Sinto-me bem fisicament­e e estou a ponderar continuar mais um ano”, revelou Zé Manuel, já com oito golos no Pró-Nacional da Associação de Futebol de Braga, os três últimos importante­s nos triunfos alcançados.

Grato a José Mota

Numa carreira com 23 anos, o veterano jogador destacou a importânci­a de um treinador em particular: José Mota. “Estou-lhe muito grato. Ele era adjunto do Henrique Ca- listo quando me levou para Paços de Ferreira. Não fosse ele, não tinha construído uma bonita carreira e não estaria aqui a dar esta entrevista”, lembrou Zé Manuel, que, na Liga, represento­u ainda Boavista, Leixões e Braga.

“Foi um salto muito grande e a coragem do José Mota foi prepondera­nte. Ganhava 70 contos no Taipas e fui ganhar 200. Permitiu-me ser profission­al, quando nunca pensei que conseguiri­a. Não tive formação e apenas comecei a jogar com 17 anos”, lembrou, para depois avisar quem começa: “Ganhei o suficiente para fazer um bom pé de meia e, aos mais novos, aconselho-os a serem ponderados nas escolhas que fazem. Tentem conciliar o futebol com os estudos, porque vivem-se tempos difíceis e nem toda a gente chegará a profission­al”.

 ??  ?? Zé Manuel aconselha jovens a conciliare­m estudos e futebol porque nem todos serão profission­ais
Zé Manuel aconselha jovens a conciliare­m estudos e futebol porque nem todos serão profission­ais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal