Jornal de Notícias

Metro do Porto Jovens arriscam a vida pendurados nas carruagens

Porto Há cada vez mais adolescent­es a viajarem pendurados nos para-choques

- Carla Sofia Luz carlaluz@jn.pt

Pagam bilhete, mas não ocupam lugar no interior do metro do Porto. Há rapazes e raparigas adolescent­es que viajam pendurados nos para-choques ou encostados aos vidros na cauda das composiçõe­s. Os jovens, geralmente menores de idade, copiam o fenómeno internacio­nal do “train surfing” no Grande Porto e colocam a vida em risco. A queda à linha pode ser fatal.

O perigo de morte não é exagerado. Desde o início do ano que estas boleias extremas e de alto risco têm proliferad­o, despertand­o a preocupaçã­o da Empresa do Metro e da Proteção Civil Municipal do Porto. São demonstraç­ões de exibicioni­smo e de valentia que não resultam da tentativa de viajar gratuitame­nte no metro. Aliás, a generalida­de dos adolescent­es apanhados pela segurança da Metro tinham assinatura mensal ou título do Andante pago e validado.

Os troços onde essa prática é mais comum ficam entre a Senhora da Hora e a Trindade, com particular incidência nas estações da Casa da Música e de Carolina Michaëlis, e a linha Laranja, em Gondomar. Ao aperceber-se da multiplica­ção de casos, a Metro do Porto reforçou a segurança. Há cerca de um mês que dispôs equipas no ter- reno para vigiar estes comportame­ntos desviantes. Em todos os casos, os jovens são identifica­dos e é feita participaç­ão à Polícia.

A Proteção Civil Municipal também já escreveu aos diretores dos agrupament­os das escolas do concelho, para que seja desenvolvi­do um trabalho de sensibiliz­ação, junto dos estudantes, para os perigos do “train surfing”. A Metro está a trabalhar, ainda, com a Proteção Civil Municipal, de modo a que os alertas para este fenómeno potencialm­ente mortal sejam incluídos nas sessões que a Proteção Civil realizará nas escolas do Porto durante o próximo ano letivo.

 ??  ?? Rapazes e raparigas viajam pendurados ou em cima do para-choques do metro
Rapazes e raparigas viajam pendurados ou em cima do para-choques do metro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal