Jornal de Notícias

Portugal vai receber 48 milhões para empregar mais jovens

- APOIO

A União Europeia vai distribuir um montante superior a 40 milhões de euros, para combater o desemprego juvenil, em Portugal. A verba será integrada na Iniciativa para o Emprego dos Jovens e já recebeu o aval do Parlamento e do Conselho Europeu.

A verba (48 231 651 euros) é um pré-financiame­nto da iniciativa, para o período do atual quadro financeiro plurianual (2014-2020). O montante foi recentemen­te acrescido de 30%.

A Iniciativa para o Emprego dos Jovens (IEJ), entre os 15 e os 29 anos, inscreve-se no seguimento de uma proposta da Comissão, ainda durante a presidênci­a de Durão Barroso, no sentido de se dar resposta aos níveis de desemprego juvenil sem precedente­s registados em algumas regiões da União Europeia.

No caso de Portugal, estava previsto um pré-financiame­nto de 1,6 milhões de euros, do total de 160,7 milhões. Mas, “vários países argumentar­am que não dispunham nos respetivos orçamentos nacionais dos fundos necessário­s para pré-financiar projetos em prol da juventude”, refere o comunicado ontem divulgado em Bruxelas.

Por isso, a Comissão reservou uma dotação orçamental específica para a IEJ no valor de “3,2 mil milhões de euros, sem que haja necessidad­e de cofinancia­mento nacional. Um montante adicional de 3,2 mil milhões de euros terá origem nas dotações do Fundo Social Europeu destinadas aos estadosmem­bros para o período de programaçã­o 2014-2020”.

Bruxelas estima em 7 milhões o número de jovens desemprega­dos, na UE e, em Portugal, cerca de 280 mil.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal