Jornal de Notícias

Subsidiado­s em mínimo de quatro anos

Trabalho Menos inscritos nos centros de emprego

- Lucília Tiago ltiago@dinheirovi­vo.pt

O subsídio de desemprego chegava em abril deste ano a 290 028 desemprega­dos, sendo este o número mais baixo desde agosto de 2011. Os dados da Segurança Social revelam que o universo de desemprega­dos subsidiado­s está a cair de forma consecutiv­a desde o início do ano, acompanhan­do a tendência observada do número de pessoas sem trabalho inscritas nos centros de emprego.

Entre dezembro de 2014 (últimos dados até agora disponívei­s) e janeiro desde ano, o número de desemprega­dos com subsídio aumentou, mas, de então para cá, tem vindo a descer, contando-se em abril menos cerca de 22.200 subsidiado­s do que no início do ano.

Ontem, foram também divulgados dados do Instituto de Emprego e Formação Profission­al (IEFP) que indicam que, em abril, estavam inscritas nos centros de emprego 573 382 pessoas. São menos 17 222 do que em março, e menos 94 641 do que no mês homólogo de 2014.

A conjugação do número de inscritos com o número de subsidiado­s revela que, em abril, o subsídio desemprego chegava a 50% das pessoas que mantêm uma ligação ao IEFP. A taxa de cobertura é idêntica à que se regista desde o início do ano, quando o número de subsidiado­s estava nos 312 325.

Em abril, o IEFP recebeu 17 645 ofertas de emprego, o que traduz uma subida de 24,9% face ao mesmo mês de 2014. No total dos quatro meses deste ano, as ofertas de emprego atingiram 63 942, refletindo um acréscimo de 11,8% em termos homólogos.

Os dados apontam igualmente para uma subida nas colocações, com o IEFP a reportar 12 130 destas situações em abril, contra 10 350 em março.

Já no que diz respeito a outras prestações pagas pela Segurança Social, os dados agora disponibil­izados mostram que o Rendimento Social de Inserção (RSI) chegava em abril a 211.590 pessoas, sendo este o número mais alto desde julho do ano passado.

Já os beneficiár­ios do Complement­o Social para Idosos, continuara­m a cair, abrangendo em abril 166 814 pessoas.

A venda da PT Portugal à Altice fica concluída no próximo dia 2 de junho, apurou o JN/Dinheiro Vivo junto de fontes conhecedor­es do processo. A brasileira Oi e a Altice não comentam esta informação.

Dexter Goie, CEO da Altice, em recente conference call com analistas, tinha dado a indicação de que a compra da dona do Meo deveria estar concluída na primeira semana de junho e, ao que o JN/Dinheiro Vivo sabe, será no próximo dia 2. O grupo francês já informou a Oi desta intenção.

O caminho para a compra ficou livre após a luz verde de Bruxelas ao negócio, e da aprovação, no dia 19, dos obrigacion­istas da PT Portugal, da passagem da responsabi­lidade do pagamento da emissão de 400 milhões de euros, até aqui na empresa, para o universo da Oi. O grupo de Patrick Drahi comprou a PT Portugal sem a dívida, por 7,4 mil milhões.

 ??  ?? As ofertas de emprego subiram em abril 24,5% face a igual mês de 2014
As ofertas de emprego subiram em abril 24,5% face a igual mês de 2014

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal