Jornal de Notícias

Ex-dirigentes do Esmoriz Ginásio Clube condenados

- AVEIRO

O Tribunal de Aveiro aplicou penas de multa ou de prisão, estas suspensas, a 17 dos 18 arguidos envolvidos num esquema de patrocínio­s fictícios ao Esmoriz Ginásio Clube, que tinham sido inicialmen­te absolvidos num primeiro julgamento, em 2011. Os arguidos estavam acusados de um crime de fraude fiscal, com exceção de uma funcionári­a administra­tiva do clube que estava acusada pelo mesmo crime, mas enquanto cúmplice.

Seis antigos dirigentes (presidente­s, vice-presidente­s e tesoureiro­s, entre 1996 e 2004) foram condenados a dois anos e meio. Os representa­ntes das empresas que beneficiar­am deste esquema foram condenados a penas entre um ano e três meses e dois anos. Para não irem presos, os arguidos terão de pagar ao Estado as vantagens ilegítimas obtidas – mais de 350 mil euros – na proporção de um terço para os dirigentes e dois terços para as empresas.

A funcionári­a foi condenada a pagar 1200 euros e um ex-dirigente absolvido. O Esmoriz terá de pagar 30 500 euros de multa e três empresas envolvidas 44 500 euros. A magistrada censurou a conduta dos dirigentes que não facultaram os documentos da contabilid­ade solicitado­s pelo Fisco, numa “clara intenção de ocultar factos”.

Segundo o MP, as empresas depositava­m valores fictícios nas contas do clube, após o que aquele devolvia uma parte e ficava com uma verba inferior à declarada. O Estado era duplamente prejudicad­o, já que além de uma dedução indevida de IVA, os patrocinad­ores apresentav­am um acréscimo de custos em sede de IRC. A situação só foi detetada durante uma inspeção tributária às contas do Esmoriz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal