Jornal de Notícias

Monumentos controvers­os nas rotundas

Barcelos São oito, assumem forma de livro e pretendem enaltecer artes e ofícios do município

- Olga Costa locais@jn.pt

Depois das 20 esculturas em tamanho gigante que passaram a fazer parte da cidade de Barcelos, agora são oito estruturas, igualmente de dimensões consideráv­eis, que preenchem as rotundas.

Os oito monumentos, em forma de livro, procuram enaltecer as artes e os ofícios de Barcelos, desde a olaria ao figurado, das cruzes aos caminhos de Santiago de Compostela.

O projeto insere-se na candidatur­a ao ON2-Minho IN e correspon- de a um investimen­to de 630 mil euros, dos quais cerca de 130 mil euros dizem respeito aos oito monumentos.

Se para o município se trata de uma “valorizaçã­o paisagísti­ca das rotundas”, para a oposição as peças correspond­em a uma “destruição do património”.

“Más decisões”

A concelhia local do PSD refere que “o PS não sabe tomar as melhores decisões em tempo de crise” e que as verbas gastas deveriam ter sido usadas nas estradas ou cemitérios. À “falta de ética e de respeito” apontada pela oposição, o Executivo responde dizendo “lamentar que, à falta de uma verdadeira oposição, o PSD exprima inveja e ciúme”. Divididos estão também os barcelense­s. Alzira Dias diz que se trata de uma boa forma de publicitar o concelho, já Eduardo Sá é mais reticente quanto à necessidad­e das estruturas.

As peças fazem parte do Roteiro Urbano do Figurado de Barcelos, projeto de valorizaçã­o do artesanato local e que ficará concluído com a colocação de um galo, de 30 metros de altura, na Rotunda Cibernétic­a.

Acho que é uma boa ideia para promover a cultura do concelho. Agora basta andar na rua para conhecermo­s muito da nossa história”

Cristiana Neves

15 anos “Coisas muito altas nas rotundas não é boa ideia, porque dificultam a visibilida­de. Não é o melhor sítio para apreciarmo­s as peças”

José Carneiro

67 anos

 ??  ?? Esculturas em forma de livro estão distribuíd­as em oito rotundas da cidade
Esculturas em forma de livro estão distribuíd­as em oito rotundas da cidade
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal