Jornal de Notícias

Foram a Espanha reclamar uma paragem do TGV na Sanábria

-

Cidadãos portuguese­s e espanhóis juntaram-se ontem em Puebla de Sanábria para defender a construção de uma paragem de TGV na zona de Otero, em Espanha, a cerca de 40 km de Bragança.

Francisco Alves, do Movimento Cívico DART (Defender, Autonomiza­r e Rejuvenesc­er Trás-os-Montes), referiu que o objetivo desta iniciativa se prende “com a necessidad­e de lutar para que o TGV pare naquela zona espanhola”.

Apresar de estar prevista e prometida uma estação para a zona de Otero, os membros do DART, a Associação de Amigos de Portugal e a Associação de Defesa de Carvalleda/Sanábria defendem que “nunca é demais insistir na importânci­a do TGV não só para Espanha, mas para toda a região transmonta­na, que pode beneficiar em termos turísticos”, explicou Francisco Alves.

No local já há vestígios da obra, pelo menos, foi instalado um estaleiro. No entanto, Francisco Alves considera que “para já, não passa de uma promessa de governante­s”.

Em ambos os lados da fronteira defende-se ainda a construção de uma via rápida entre Bragança e a Sanábria, a atual é sinuosa e estreita, bem como a criação de uma carreira regular de autocarros para “os transmonta­nos acederem facilmente ao TGV”, acrescento­u.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal