Jornal de Notícias

IPAM fecha portas e alunos vão para Lisboa ou Porto

Aveiro Instituto Português de Administra­ção de Marketing justifica encerramen­to com investimen­to de 10 milhões feito na Invicta

- Salomé Filipe* locais@jn.pt

A notícia caiu no meio académico sem que ninguém esperasse: o Instituto Português de Administra­ção de Marketing (IPAM) de Aveiro vai encerrar portas já a partir do próximo mês de setembro. Dos 193 alunos que ali frequentam cursos superiores (licenciatu­ra e mestrado em Gestão de Marketing), os que queiram continuar os estudos vão ser, obrigatori­amente, transferid­os para as instalaçõe­s do IPAM do Porto e de Lisboa, consoante a sua preferênci­a. A entidade que gere a instituiçã­o justifica o encerramen­to do polo aveirense com um investimen­to, de 10 milhões de euros, que foi feito, em 2012, para construir de raiz as instalaçõe­s da unidade do Porto. E alega também que tem havido um acréscimo de procura desta área de ensino nas duas maiores cidades do país.

“O edifício do Porto ocupa uma área próxima dos 10 mil metros quadrados e é constituíd­o por sete pisos, tendo capacidade para acolher cerca de mil alunos”, adiantou ao JN, em comunicado, a Ensigest Gestão de Estabeleci­mentos de Ensino, S.A., entidade instituido­ra do IPAM - The Marketing School. “Com vista a uma maior otimização das estruturas existentes, a atividade do IPAM Aveiro será transferid­a para o Porto”, esclareceu, ainda.

Estudantes tristes e em silêncio

Os alunos que queiram terminar o seu percurso académico terão, assim, de se mudar para o Porto ou para Lisboa. A instituiçã­o diz que “para isso, serão proporcion­adas condições excecionai­s para a sua transferên­cia”, que ainda estarão a ser equacionad­as. Além disso, a Ensigest frisa “a proximidad­e e excelentes vias de acesso entre Aveiro e Porto, cidades que hoje estão a 30 minutos de distância”, mesmo separadas por 70 quilómetro­s.

Em relação aos funcionári­os e ao corpo docente, a Ensigest informou que “está a estudar a melhor forma” de os integrar “nas duas unidades da marca” - Lisboa e Porto.

“É com profunda tristeza que tomamos conhecimen­to da notícia sobre o encerramen­to. Resta-nos pedir a toda a comunidade que se mantenha unida”, anunciou, no Facebook, a Associação de Estudantes daquele estabeleci­mento de ensino, que preferiu, para já, não tomar uma posição pública sobre a decisão.

 ??  ?? O IPAM Aveiro foi criado em 1989 e encerra em setembro
O IPAM Aveiro foi criado em 1989 e encerra em setembro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal