Jornal de Notícias

Bólides na terra do carro quebrado

Reportagem Aldeia de Covelo do Monte, perdida no meio do Marão, vai ganhar hoje animação com a passagem das máquinas do rali

-

do Monte é hoje uma terra agitada pela passagem do Rali de Portugal. Com um pequeno casario, que se perde na imensidão granítica do Marão, esta recôndita aldeia de Amarante viu quebrada a pacatez dos dias. “Missas só de 15 em 15 dias, merceeiro ao domingo, para chegar a Amarante demoramos meia hora no ‘papa-reformas’ do meu marido, mas padeiros temos cá dois por dia”. É assim que Laura, 70 anos, explica o “bulício” do lugar que não tem mais de 70 habitantes.

Hoje tudo será diferente. Laura e o marido, Abel, vão abandonar o varandim da casa para se chegarem junto do velho estradão de terra que recebe o troço do Marão. “Não nos podemos chegar perto, mas vou querer vê-los passar”, atirou Laura, enquanto Abel tentava fazer contas ao dinheiro investido. “Devem ter gasto um dinheirão, porque andaram aí muitos dias as máquinas da Câmara para compor tudo”. Aliás, dinheiro é um dos lamentos por estas paragens. “Nós ficávamos felizes se o rali nos trouxesse dinheiro e saúde, mas a minha reforma vai continuar a ser de 250 euros”, desabafou Laura.

Depois da conversa com este casal, e de perceber que o único café da aldeia só abre ao domingo, o JN deparou-se com uma curiosidad­e na toponímia de uma das principais ruelas, a que dá acesso à capela. Rua do Carro Quebrado! Não será isso mau agoiro numa terra que vai acolher os bólides do WRC. Inquiridos alguns habitantes, lá descobrimo­s que o nome vem de tempos perdidos na memória, quando um carro quebrou ali, com o local a ficar, deste então, conhecido como a Rua do Carro Quebrado. Mas descansem os pilotos que o carro em causa era puxado por uma junta de bois, bem diferente dos “cavalos” das máquinas que, por um dia, vão quebrar a pacatez de Covelo do Monte.

João Sousa, 50.º do ranking mundial, qualificou-se, ontem, para a final do torneio de Genebra, Suíça, após vencer Federico Delbonis, por 6-3, 2-6 e 6-4. Sousa, que se apurou para a quarta final da carreira, defronta, hoje, Thomaz Bellucci, 60.º do ranking.

O empresário João Lagos exerceu o direito de preferênci­a no processo

O Sport Rio Tinto realiza hoje uma gala, às 18.30 horas, no salão do Estádio Cidade de Rio Tinto, para distinguir jogadores e treinadore­s. O evento é apresentad­o por Júlio Magalhães.

Gastão Elias, número 155 do ranking mundial de ténis, apurou-se, ontem, para o quadro principal do Grand Slam de Roland Garros, em França, após vencer o argentino Facundo Arguello, 139.º da hierarquia, em dois sets, pelos parciais de 7-5 e 7-6 (7-4). de venda da SAD do Estoril (74% das ações), numa transação avaliada em oito milhões de euros. “Não farei alterações na estrutura da SAD. Será um processo de continuida­de”, disse.

O italiano Fabio Aru assumiu, ontem, a liderança da Volta a Itália em bicicleta, após uma queda coletiva, que afetou o anterior líder, Alberto Contador. O melhor luso é André Cardoso (28.º).

 ??  ?? Laura e o marido, Abel, vão trocar o varandim de casa pelo velho estradão de terra, para verem os carros
Laura e o marido, Abel, vão trocar o varandim de casa pelo velho estradão de terra, para verem os carros
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal