Jornal de Notícias

“Roubou-me, mas era meu filho”

Porto Mãe da vítima da Pensão Serrano pede castigo pesado para o homicida

- Alexandre Panda policia@jn.pt

Moreira, 77 anos, quer que o responsáve­l pela morte do filho, Joaquim Pereira, assassinad­o com 34 facadas e cujo corpo foi deixado cinco meses num guarda-fatos da Pensão Serrano, na Rua do Loureiro, no Porto, fique para sempre na cadeia. Sem ver o filho há anos, não reconheceu na morgue os seus restos mortais, mas forneceu a amostra de ADN que permitiu às autoridade­s identificá-lo.

Residente em Gaia e sem coragem para assistir ao julgamento do antigo gerente da pensão acusado do crime, ainda está incrédula com o destino do filho, de 54 anos, embora soubesse que ele levava uma vida marginal. “Nunca mais devia sair da cadeia. Podia dever algum dinheiro, mas ninguém merece o que lhe foi feito. Não quero ver o homem que o matou e o abandonou tanto tempo e o deixou apodrecer num armário”, diz Noémia Moreira, que há muitos anos não via o filho.

O homicida confesso, Fernando Alves, está a ser julgado por ter matado o inquilino que lhe devia 750 euros de renda. Só passados cinco meses, em setembro do ano passado, é que decidiu mudar o corpo de local, por precisar do quarto. Colocou os restos mortais dentro de um saco de plástico e arrastou-o para uma arrecadaçã­o, onde acabaria por ser descoberto pelos novos inquilinos.

O corpo foi logo identifica­do informalme­nte pelos inspetores da PJ, graças ao depoimento do gerente e também aos documentos encontrado­s junto dos restos mortais.

Mas só há poucos meses é que a PJ conseguiu localizar a mãe para que esta se submetesse a um teste de ADN. “Fui à Medicina Legal, depois de uns simpáticos inspetores me terem contado o que tinha acontecido. Fiquei muito chocada, mas tinha de fazer o que era preciso para que o meu filho fosse reconhecid­o. Ele andou na má vida, com más companhias desde os 20 anos. Chegou a roubar-me, mas era meu filho”, desabafa Noémia

Moreira.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal