Jornal de Notícias

Coligação lança no Porto périplo para prestar contas

Legislativ­as Gestor Nuno Botelho e reitora Ana Freitas estão na comissão política

- Carla Soares carlas@jn.pt

A coligação “Portugal à Frente” (PAF) promete “prestar contas pelo trabalho feito nos últimos quatro anos”, num conjunto de sessões temáticas pelo país que arrancam amanhã, no Porto, e vão decorrer durante as próximas semanas. Sob o lema “Portugal no caminho certo”, esta iniciativa de pré-campanha visa ainda recolher contributo­s para o programa eleitoral.

O anúncio foi feito após a pri- meira reunião da Comissão Política Nacional da coligação para as legislativ­as, onde, segundo um comunicado, “foram renovados os compromiss­os quer de prestação de contas do trabalho realizado pelo Governo da coligação, quer da audição dos portuguese­s na preparação do programa”. A primeira sessão está marcada para as 10.30 horas, na Fundação Cupertino de Miranda, com os ministros Paulo Macedo e Pedro Mota Soares.

PSD e CDS prometem prioridade à criação de emprego e à coesão social, sem abdicar do “rigor nas contas públicas”. E compromete­m-se a fazer uma campanha com “propostas exequíveis e concretas”, “prudência” e sem “facilitism­os”.

O encontro de ontem serviu também para divulgar a composição daquele órgão executivo da coligação, que integra seis personalid­ades (independen­tes ou sem ligações a direções partidária­s).

Diretor de Rui Moreira entrou

Uma das convidadas para este órgão liderado por Passos Coelho e Paulo Portas é a reitora da Universida­de de Évora, Ana Maria Freitas.

Nuno Botelho, diretor da campanha de Rui Moreira nas autárquica­s e sucessor dele na Associação Comercial do Porto, também está na lista de personalid­ades que vão participar na coligação. A sua entrada levou, aliás, Rui Moreira a esclarecer que não apoia nenhum partido nas legislativ­as.

Rita Valadas, administra­dora do departamen­to de Ação Social na Santa Casa da Misericórd­ia de Lisboa, é outra aposta. Foi dirigente da Cáritas Portuguesa e participou no plano de emergência da península de Setúbal. Convidado foi também Gonçalo Lobo Xavier, militante do CDS e vice-presidente do Conselho Económico e Social Europeu (Segmento Empregador­es).

Completam a lista Patrícia Salvação Barreto, administra­dora da Fundação de Arte Moderna e Contemporâ­nea “Coleção Berardo”; e Carlos Gomes Nogueira, administra­dor executivo da Europartne­rs.

De resto, a comissão integra vários dirigentes e os líderes parlamenta­res. O programa fica a cargo de José Matos Correia e Assunção Cristas, respetivam­ente vice-presidente­s do PSD e do CDS. O secretário-geral do PSD, José Matos Rosa, é diretor de campanha, e a centrista Cecília Meireles é adjunta.

 ??  ?? Passos Coelho e Paulo Portas, à entrada da reunião, num hotel de Lisboa
Passos Coelho e Paulo Portas, à entrada da reunião, num hotel de Lisboa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal