Jornal de Notícias

Portuguese­s querem espanhol a liderar PSE

- CONGRESSO

Os socialista­s portuguese­s votam hoje no espanhol Enrique Barón Crespo para presidente do Partido Socialista Europeu (PSE), onde disputa o lugar com o atual líder, o búlgaro Sergei Stanishev. O congresso do PSE, que estará reunido até amanhã em Budapeste, na Hungria, é chamado, pela primeira vez numa década, a escolher entre dois candidatos.

A delegação dos eurodeputa­dos do PS ao congresso, em que participar­á o líder socialista, António Costa, é formada por Maria João Rodrigues, Elisa Ferreira e Ana Gomes. A escolha, confirmou ao JN o grupo de eurodeputa­dos, recai em Enrique Barón, ministro dos Transporte­s no Governo de Felipe González, de 1982 a 1985, e presidente do Parlamento Europeu (PE) de 1989 a 1992. Liderou depois o PSE neste hemiciclo durante 10 anos.

Sergei Stanishev procura manter-se no cargo que exerce desde 2011. Antes disso, de 2005 a 2009, foi primeiro-ministro da Bulgária. É precisamen­te no exercício destas funções que enfrenta uma acusação por alegadamen­te ter perdido sete documentos com informa- ções que eram segredo de Estado.

No congresso, serão discutidos o cresciment­o, o emprego, a sustentabi­lidade do Estado social e o combate às desigualda­des. O PSE aprovará uma agenda de reformas antiauster­idade. Outros temas em destaque são a imigração, a tolerância e a liberdade de imprensa. Nestes domínios, o Governo do país anfitrião tem sido contestado, sobretudo pelo PE. Recentemen­te, foi notícia a forma como o líder da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, cumpriment­ou o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, após a cimeira de Riga, na Letónia, com um “Olá, ditador!”.

No conclave, serão assim aprovadas várias resoluções: sobre a Europa progressis­ta; tolerância e democracia; política externa e a agenda do PSE até 2019.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal