Jornal de Notícias

Achados param obra de saneamento

Trofa Vestígios detetados numa empreitada em S. Mamede do Coronado. Contratado arqueólogo

- Ana Correia Costa locais@jn.pt

Restos de cerâmica e de telhas achados a uma profundida­de de 1,40 metros do solo obrigaram à paragem de uma das frentes de trabalho das obras da rede de saneamento que decorrem no Coronado, na Trofa, por se suspeitar que pode tratar-se de vestígios com valor arqueológi­co.

A descoberta foi feita em meados de abril, quando era escavada uma vala na Rua de Mendões, em S. Mamede do Coronado, e ainda aguarda a avaliação de um arqueólogo, pelo que a obra permanece suspensa. Segundo a Águas do Noroeste, dona da empreitada, a intervençã­o não estava a ter acompanham­ento arqueológi­co porque “os trabalhos se desenvolvi­am num local sem qualquer tipo de condiciona­nte legal que obrigasse” a esse procedimen­to, já que não se inclui em zona de proteção/interesse arqueológi­co, que apenas está delimitada um pouco mais a norte (ver caixa). queólogo, sendo que os trabalhos deverão arrancar quando este técnico estiver no terreno.

Contactada pelo JN, a Autarquia da Trofa disse estar a “acompanhar o assunto junto das entidades competente­s” e sublinhou que “a circulação na zona está assegurada, verificand­o-se apenas um pequeno estreitame­nto da via”. A Direção Regional de Cultura do Norte referiu que só poderá pronunciar-se após a avaliação feita por um arqueólogo.

 ??  ?? Empreitada foi suspensa, mas circulação na zona está assegurada
Empreitada foi suspensa, mas circulação na zona está assegurada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal