Jornal de Notícias

Famalicão e Vila Real também saem à rua logo à noite

- TRADIÇÃO

Mais de mil marchantes invadem, esta noite, as ruas de Famalicão nas tradiciona­is marchas antoninas. Dez associaçõe­s do concelho mostram, a partir das 21 horas, o trabalho de meses. “Começámos a pensar na marcha em janeiro e a ensaiar em abril para amanhã estar tudo pronto”, diz Mariana Silva, responsáve­l pela marcha de Ribeirão, que no ano passado conquistou o primeiro lugar.

Tema, música, letra, roupas, arcos e coreografi­a são pensados ao pormenor para que nada falhe na noite de Santo António. “Descansamo­s uns meses e depois começamos a pensar numa marcha mais exuberante”, diz Mariana.

Mas, durante o dia de ontem, alguns grupos ainda tratavam dos últimos retoques, “para que as surpresas não falhem”, contou Emília Gomes, da marcha de Avidos, que junta 130 elementos. “É tudo feito pelas pessoas da marcha, desde as roupas aos arcos. Queremos estar cada vez melhor e gostávamos de ganhar. Vamos ver se merecemos”.

Depois do desfile pelas principais ruas da cidade, os dez grupos atuam no estádio municipal perante o público e o júri.

Também Vila Real assiste, logo à noite, a marchas populares, com a participaç­ão das 20 freguesias do concelho.

Daniela Mercury, a 28 de agosto, e Anselmo Ralph, a 29, são os cabeças de cartaz da próxima edição da Feira de S. Mateus, que arranca a 7 de agosto e se prolonga até 13 de setembro, em Viseu. Uma das principais novidades deste ano são os concertos direcionad­os para a juventude.

O cartaz, divulgado ontem à noite, inclui concertos com a Banda do Mar, Diabo na Cruz, D.A.M.A, AGIR, João Bota, Slimmy e Kura. De acordo com o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, estes nomes “vão fazer a reconcilia­ção dos jovens com o grande palco da feira”, realçou.

António Zambujo, Azeitonas, Ricardo Azevedo, Pedro Abrunhosa, Xutos e Pontapés, José Cid, Tony Carreira são outros dos nomes que vão atuar no certame mais antigo do país, que vai na edição 623. Pelo palco também vão passar nomes de Viseu, nomeadamen­te Mara Pedro e o Coro Mozart, bandas filarmónic­as e ranchos folclórico­s.

Outra das novidades é um festival internacio­nal de folclore e, tal como no ano passado, haverá o Dia do Viriato e cinema ao ar livre. feira franca”, sublinhou. E para quem fala mal da feira, a Autarquia colocou, desde ontem, à disposição um saco de boxe itinerante.

Se deparar com ele, a ideia é dar-lhe um valentes socos, descarrega­r as frustraçõe­s e começar de novo. A iniciativa faz parte da nova estratégia de comunicaçã­o para a Feira de S. Mateus, que este ano tem o lema “Feirar está-nos no sangue”. Uma app com toda a informação sobre o certame também vai estar disponível nos smartphone­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal