Jornal de Notícias

Trovoada levou 500 mil euros em vinho

Chuva, vento e granizo causaram perdas de 80% na vinha, mas também afetaram olivais e hortas

- Eduardo Pinto locais@jn.pt

Onze anos e dois dias depois, a trovoada voltou a arruinar culturas na mesma zona do concelho de Murça. Na passada terça-feira, a área de Porrais foi a mais afetada pela tromba-d’água e granizo, acompanhad­os de vento forte, mas também causou prejuízos em Candedo e Sobreira. Foram afetados 50 hectares de vinha, olival e hortas, pertencent­es a 70 agricultor­es. Numa primeira análise, perante uma devastação de “80% da produção” na vinha, o presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, estimou que “exclusivam­ente em vinho haverá um prejuízo de meio milhão de euros”.

Os técnicos da Direção Regional de Agricultur­a e Pescas do Norte andaram ontem de manhã no terreno a avaliar os estragos. À tarde, foi a vez do diretor daquele organismo, Manuel Cardoso, ir ver o cenário que deixou muitos agricultor­es com o credo na boca, tanto mais que a maior parte não tem seguro de colheita. Mas não prometeu nada.

“Não está no nosso horizonte, de momento, pedir para ser decretado o estado de calamidade”, disse, adiantando que, para já, vai trabalhar com a Adega Cooperativ­a e com a Câmara Municipal de Murça “no sentido de se avaliar melhor a situação e verificar depois que medidas poderão ser implementa­das”.

Vindima está quase feita

Manuel Cardoso disse ainda que vai ser preciso esperar “uma semana ou duas” para ter uma avaliação rigorosa dos prejuízos. O mesmo se vai passar nas centenas de hectares de vinhas e pomares de maçã afetados esta semana pela trovoada, nos concelhos de Sabrosa, Armamar, Moimenta da Beira e Sernancelh­e.

Por seu lado, os agricultor­es não precisam de esperar para saber que “a vindima deste ano e alguma do que vem já está feita”, diz Manuel Alves, enquanto Manuel Fidalgo se mostra também preocupado com “os danos que a enxurrada causou nos terrenos”.

 ??  ?? Diretor regional de Agricultur­a foi ontem ver os prejuízos nas vinhas de Murça, causados pela forte chuva e queda de granizo. Área de Porrais foi a mais afetada
Diretor regional de Agricultur­a foi ontem ver os prejuízos nas vinhas de Murça, causados pela forte chuva e queda de granizo. Área de Porrais foi a mais afetada
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal