Jornal de Notícias

Suspeitas de espionagem às negociaçõe­s do programa nuclear

- IRÃO

As autoridade­s suíças e austríacas iniciaram uma investigaç­ão sobre alegados atos de espionagem informátic­a ocorridos nos hotéis de Genebra e Viena que acolheram as negociaçõe­s sobre o controvers­o programa nuclear iraniano. Israel, que rejeita qualquer acordo internacio­nal que permita o regime iraniano manter um programa de enriquecim­ento de urânio, é suspeito de estar na origem desta vigilância.

Em declaraçõe­s à agência francesa AFP, o Ministério Público suíço confirmou que a investigaç­ão foi iniciada a 6 de maio e que diverso equipament­o informátic­o, nomeadamen­te computador­es, foi apreendido a 12 de maio, mas sem especifica­r os hotéis em Genebra que foram alvo destas diligência­s.

Segundo a televisão helvética, três dos hotéis na Suíça que acolheram as negociaçõe­s entre as grandes potências internacio­nais e o Irão sobre o programa nuclear de Teerão foram infetados por um vírus informátic­o. Desde novembro de 2013, estas negociaçõe­s envolveram várias rondas de conversaçõ­es, grande parte realizada na Suíça e na Áustria, entre diplomatas e peritos do grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido, França e Alemanha) e do Irão.

O “Wall Street Journal” adianta que as conclusões da empresa de segurança informátic­a confirmam informaçõe­s anteriores de que Israel espiava as negociaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal