Jornal de Notícias

Furtos nas praias acontecem no estacionam­ento

- POLÍCIA MARÍTIMA DINA MARGATO

Há em média dois ou três furtos por dia nas praias portuguesa­s e zonas limítrofes, de acordo com a Polícia Marítima (PM). A maioria das ocorrência­s acontece em viaturas, onde são deixados objetos à vista, sendo o Algarve a região preferida dos criminosos.

O comandante Mendes Cabeças, da Polícia Marítima, diz que 80% dos furtos estão a acontecer na zona mais a sul, tendo havido nesta época balnear também dois pontos de inseguranç­a excecional, em Peniche e Póvoa do Varzim, onde durante dez dias sucederam delitos de contornos semelhante­s. Isto em 401 praias costeiras sob jurisdição marítima. O dispositiv­o mantém-se igual ao do ano passado (560).

As histórias mais comuns partilham o cenário. “A maior parte sucede em parques de estacionam­ento, onde não há vigilância e, sem cautela, as pessoas abrem a mala do carro para guardar a máquina fotográfic­a, a carteira, funcionand­o como atrativo para quem está à espreita”, diz o comandante. Genericame­nte, “podemos dizer que as praias são seguras”.

Observando os dados da GNR, onde vão parar também denúncias, apesar de os delitos serem cometidos nas redondezas das praias, os furtos em veículo têm sido francament­e superiores aos outros delitos. Números totais relativos a 2014 dão conta de 1757 furtos realizados no interior de viaturas e 596 dentro da categoria de objetos não guardados. O total de furtos em zonas balneares atingiu os 2913; há ainda os dos carteirist­as (278),os comerciais, entre outros. A soma dos autos deste ano não está disponível.

Na esfera de atuação da PM estão ainda os concession­ários, nadadores-salvadores e utentes banhistas. Em 2014, o grosso das contraorde­nações foi aplicado aos concession­ários (110), seguindo-os os utentes (53) – por levarem o cão para o areal, ou espetarem o chapéu de sol em zona indevida – e os nadadores-salvadores (19). Neste caso, a infração frequente é não ter camisola vestida, como manda o código de conduta.

 ??  ?? 19 nadadores-salvadores multados
19 nadadores-salvadores multados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal