Jornal de Notícias

Ascenso sai, Costa aposta num jovem

Cartazes Diretor de campanha que autorizou ‘outdoors’ da polémica e é também cabeça de lista por Vila Real não resistiu à chuva de críticas. Segue-se no cargo Duarte Cordeiro, que dirigiu a campanha de Manuel Alegre

- Gina Pereira gina@jn.pt

Ascenso Simões não resistiu à chuva de críticas e à polémica que, desde sexta-feira, grassava devido ao facto de o PS ter usado, em quatro cartazes sobre o desemprego, fotografia­s de pessoas cujas histórias não correspond­iam aos factos retratados e que, pelo menos uma delas, disse não ter dado autorizaçã­o para o efeito. Ontem de manhã, numa nota pública no Facebook, o também cabeça de lista do PS por Vila Real anunciava que tinha decidido cessar funções. Para o suceder, António Costa convidou Duarte Cordeiro, 36 anos, atualmente vice-presidente da Câmara de Lisboa, e que não é estreante nestas lides: foi diretor de campanha de Manuel Alegre às presidenci­ais de 2011 (onde Cavaco foi reeleito) e também da última candidatur­a autárquica de Costa, em 2013.

A escolha do líder do PS recaiu num dos chamados “jovens turcos”, grupo onde se integram também Pedro Nuno Santos, João Galamba e Pedro Delgado Alves, assim chamados por terem posições rebeldes dentro da bancada parlamenta­r, como terem votado ao lado do BE, em 2013, na defesa da renegociaç­ão da dívida. Em março, no Congresso da Cidadania, promovido pela Associação 25 de Abril num apelo à união da Esquerda, Cordeiro defendeu que o PS deve procu- das legislativ­as de 4 de outubro. Contactado pelo JN, o líder da Concelhia de Lisboa preferiu não fazer comentário­s à sua escolha.

Mudança de cartazes

Também Ascenso Simões se remeteu ao silêncio. Os polémicos cartazes – só terão sido colocados três, todos em Lisboa – inundaram as redes sociais e motivaram muitas críticas de amadorismo. Na madrugada de sábado, um novo cartaz com a cara de Costa, deste vez feito pelo publicitár­io Edson Athayde, chegou às ruas, procurando pôr um ponto final na polémica.

 ??  ?? Duarte Cordeiro, atualmente vice-presidente em Lisboa, foi líder da JS e duas vezes deputado à Assembleia da República
Duarte Cordeiro, atualmente vice-presidente em Lisboa, foi líder da JS e duas vezes deputado à Assembleia da República

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal