Jornal de Notícias

Elas só lideram em quatro círculos eleitorais

- CANDIDATOS

Em Setúbal, Leiria, Castelo Branco e no círculo Fora da Europa há mais mulheres que homens (3-1) no topo das listas para as legislativ­as, mas tal estatuto é estritamen­te exclusivo para homens noutros cinco círculos, entre as forças políticas do Parlamento.

Os candidatos a deputados do género masculino dominam ainda, perante uma escassa representa­nte feminina em 10 outros círculos eleitorais, além dos cinco em que são maioritári­os, num total de 15 dos 22, sem contar com os partidos ou coligações que vão tentar obter assento na Assembleia da República a 4 de outubro, quase 10 anos após aprovada a Lei da Paridade, que obriga a pelo menos 33% de sexo minoritári­o nas listas.

Aveiro, Faro, Évora, Guarda e Bragança são os distritos em que só há homens como cabeças de cartaz tanto da coligação Portugal à Frente (PSD e CDS-PP) como do PS, da CDU (PCP/PEV) ou do BE. Na Madeira e nos Açores, onde os partidos do Governo concorrem autonomame­nte, apenas o PSD colocou uma mulher à frente.

Paridade nos cabeças de lista ve- rifica-se em Coimbra, Beja e na Europa, com duas mulheres e dois homens. PSD/CDS-PP e PS avançam com mulheres na “cidade dos estudantes” face a concorrent­es masculinos da CDU e do BE. Em Beja, é a coligação, juntamente com os bloquistas, a fazer-se representa­r por candidatas femininas face aos homens de PS e CDU, ao passo que na Europa PSD/CDS-PP e PS apresentam homens e à Esquerda surgem mulheres. Em Setúbal, a coligação apresenta Maria Luís Albuquerqu­e, o PS Ana Catarina Mendes e o BE a estreante Joana Mortágua.

 ??  ?? Maria Luís é cabeça de lista em Setúbal, PS e BE também apostam em mulheres
Maria Luís é cabeça de lista em Setúbal, PS e BE também apostam em mulheres

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal