Jornal de Notícias

Troca de insultos entre apoiantes e opositores de Sócrates

Operação Marquês Polícia controlou manifestaç­ões simultânea­s à porta da cadeia

- Nuno Miguel Maia * nunomm@jn.pt

Apoiantes e opositores de José Sócrates coincidira­m ontem em manifestaç­ões à porta da cadeia de Évora e trocaram insultos. A PSP acompanhou os manifestan­tes, a fim de controlar os ânimos.

De um lado, cerca de 30 pessoas afetas ao Partido Nacional Renovador (PNR) gritavam “nacionalis­mo sempre” e “Sócrates ladrão”. Do outro lado, apoiantes do ex-primeiro-ministro entoavam “25 de Abril sempre, fascismo nunca mais”.

Por duas vezes, pessoas afetas ao PNR subiram para uma carrinha que transporta­va um cartaz com a imagem de José Sócrates e colaram autocolant­es, empunharam bandeiras e gritaram palavras de ordem. Verificou-se uma troca de palavras entre apoiantes e opositores de Sócrates.

À Lusa, o porta-voz do Movimento José Sócrates Sempre, José António Pinho, acusou os elementos afetos ao PNR de provocação e de suposta agressão a uma apoiante do exprimeiro-ministro.

“Assaltaram a nossa viatura apenas para provocar e chegaram a agredir uma senhora”, disse, atribuindo culpas à PSP de Évora pela confusão gerada: “A PSP é responsáve­l por esta situação, porque estávamos sozinhos” no local.

Para Pinho, tratou-se de uma provocação organizada por um partido cujos elementos “têm nomes e devem ser todos presos”.

Por seu lado, o presidente do PNR, José Pinto Coelho, refuta estas acusações. “Subir para o carro é um ato de indignação. Agora, o carro arrancar a alta velocidade e fazer cair os nossos, isso é tentativa de homicídio”, disse.

“Gostava de saber quem paga aqueles carros de som, os autocarros e os outdoors. Onde estão as faturas disso? É mais uma trafulhice à Sócrates.

Sócrates foi detido a 21 de novembro, indiciado por fraude fiscal, branqueame­nto de capitais e corrupção passiva, sendo o único dos nove arguidos da “Operação Marquês” em prisão preventiva, após a libertação de Carlos Santos Silva, o amigo empresário e suposto testa de ferro que – ao contrário do ex-governante – aceitou ficar preso em casa, controlado por pulseira eletrónica.

 ??  ?? Confrontos entre apoiantes e inimigos de Sócrates controlado­s pela PSP
Confrontos entre apoiantes e inimigos de Sócrates controlado­s pela PSP
 ??  ?? PNR gritou palavras de ordem contra ex-primeiro-ministro, em prisão preventiva
PNR gritou palavras de ordem contra ex-primeiro-ministro, em prisão preventiva

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal