Jornal de Notícias

Novo ecocaminho “faz muito bem ao corpo e à mente”

Maia Percurso junto à sede dos Escuteiros faz as delícias dos amantes de desporto. Ao final do dia as famílias juntam-se para fazer caminhadas e passear os animais

- Célia Soares locais@jn.pt

Inaugurado há menos de um mês, o novo ecocaminho da Maia já se transformo­u num ponto privilegia­do para a prática de exercício físico de moradores da zona e forasteiro­s. No lugar onde antes estava a linha férrea, junto à sede do agrupament­o de Escuteiros da Maia, está agora uma via com cerca de três quilómetro­s, ideal para fazer corridas, caminhadas em família, andar de bicicleta ou, ainda, passear os animais.

O percurso foi criado em simultâneo com as obras de requalific­ação das vias paralelas e da zona industrial, no âmbito do Plano de Mobilidade Sustentáve­l do Concelho da Maia. Segundo Bragança Fernandes, presidente da Câmara, o investimen­to total ronda os três milhões de euros.

Motorista de profissão, Manuel Silva, de 55 anos, passa muitas horas sentado ao volante dos autocarros e, por isso, faz questão de, sempre que pode, fazer umas caminhadas. A viver em S. Mamede de Infesta, em Matosinhos, é o concelho vizinho, a Maia, que escolhe para a prática desportiva.

“Antes fazia as caminhadas pela cidade, mas desde que soube da existência deste ecocaminho ve- nho sempre para aqui”, contou. “No final de um dia de trabalho, fazer exercício longe do trânsito e da confusão dos centros das cidades faz muito bem ao corpo e à mente”, acrescento­u.

Manuel utiliza o percurso durante a tarde, mas nesta altura de verão a maioria das pessoas aparece ao anoitecer, também para fugir às horas em que o calor aperta.

“Com iluminação permanente, é um excelente espaço para juntar as famílias ao final do dia”, observou Bragança Fernandes, satisfeito com o investimen­to.

O autarca social-democrata adiantou que estes três quilómetro­s são apenas a primeira fase de um projeto que deverá ficar terminado no próximo ano, altura em que o ecocaminho vai ficar com o dobro da extensão atual (aproximada­mente seis quilómetro­s).

Percurso terá o dobro da extensão no próximo ano

 ??  ?? Trajeto de três quilómetro­s é ideal para a prática de exercício físico ao ar livre
Trajeto de três quilómetro­s é ideal para a prática de exercício físico ao ar livre

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal