Jornal de Notícias

Gustavo Veloso de olhos no tri

Gustavo Veloso garante a segunda vitória seguida na prova rainha do ciclismo português. Na festa do corredor galego, de 35 anos,

- José Pedro Gomes desporto@jn.pt

Sem surpresas, azares ou deslizes, Gustavo Veloso cumpriu, ontem, os últimos 130 quilómetro­s da Volta a Portugal, entre Vila Franca de Xira e Lisboa, em ritmo de consagraçã­o até cruzar o último risco de meta como bicampeão da prova. Aquele que foi unanimemen­te considerad­o o mais completo corredor da Volta, e que já anteontem, no contrarrel­ógio, tinha garantido virtualmen­te o triunfo, recebeu, na capital, a derradeira camisola amarela e os merecidos aplausos da multidão que se juntou no centro de Lisboa.

Desportiva­mente, a etapa, que só contava para o prestígio, até terminou com um vencedor inusitado, o italiano Matteo Malucelli, da Team Idea, que superou a concorrênc­ia, inclusive da própria equipa, pois o colega Davide Vigano era o favorito, num sprint que fechou as emoções desta edição.

Mas ainda antes da passagem final pela meta, a tirada acabou por não ser tão relaxada como se esperaria, pois a 30 quilómetro­s da linha de chegada, um buraco no empedrado causou uma queda aparatosa que apanhou vários corredores, nomeadamen­te Ricardo Mestre (Team Tavira), o colega Henrique Casimiro e Joeri Calleeuw (Verandas Willems), que tiveram de abandonar.

Antes, uma fuga ao quilómetro 60, formada por Ricardo Vilela (Caja Rural), Georg Loef (Team Stuttgart), Stef Van Zummeren (Verandas Willems) e Daniel Westmattel­mann (Kuota-Lotto), ainda animou a etapa, mas, tal como se previa, acabou desfeita à entrada da capital.

Nos últimos metros, o italiano Malucelli, de apenas 21 anos, preparava-se para lançar o sprint, mas, com o entusiasmo, acabou por não ceder o esforço, cruzando a meta em primeiro lugar.

Crono fecha próxima edição

A edição de 2016 terá, na última etapa, um contrarrel­ógio, que ligará Vila Franca de Xira a Lisboa, e que, à partida, vai manter a decisão da corrida até aos últimos suspiros. Com essa decisão, a última etapa deixa de ser apenas de consagraçã­o.

 ??  ?? Camisola amarela, Gustavo Veloso, festeja com os companheir­os, da equipa W52 – Quinta da Lixa, a segunda vitória na prova
Camisola amarela, Gustavo Veloso, festeja com os companheir­os, da equipa W52 – Quinta da Lixa, a segunda vitória na prova

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal