Jornal de Notícias

Sporting Seis estratégia­s de Jesus para pôr leões a ganhar

Sporting Treinador dos leões mudou tudo no clube em quase seis semanas de trabalho. A estrutura leonina sofreu alterações de alto a baixo e o objetivo é a conquista do campeonato nacional

- Luís Mota desporto@jn.pt

Palavra-chave do Sporting versão Jorge Jesus: experiênci­a. O treinador quer ser campeão ao comando do clube do coração, acredita que pode conseguir esta época, mas estabelece­u vários requisitos que o presidente Bruno de Carvalho tem procurado cumprir. Isto enquanto o técnico vira Alvalade do avesso e acorda, desde dia 1 de julho, o leão adormecido. Já conquistou a Supertaça e agora vai discutir a entrada na fase de grupos da Champions com o CSKA Moscovo.

Desde logo, com os regressos de Octávio Machado e Manuel Fernandes, diretorger­al e responsáve­l pelo departamen­to de scouting verde e branco, respetivam­ente. Ambos com passado no clube e com desentendi­mentos públicos com o atual líder máximo. Octávio Machado tem um profundo conhecimen­to dos meandros do futebol português e um jeito próprio de enviar recados às pessoas certas. Já “Manel” traz consigo a mística sportingui­sta.

Resolvida a questão estrutural, começaram as discussões sobre o reforço da equipa. Era preciso aliciar jogadores experiente­s e com qualidade. Por isso, aumentou a disponibil­idade da SAD no que respeita à folha salarial. Mesmo com o forte investimen­to em Jesus, sobrou ainda uma boa fatia do orçamento para convencer Bryan Ruiz, Naldo, João Pereira, Aquilani e Teo Gutiérrez.

Os novos elementos foram chegando enquanto Jesus começava a trabalhar com os que já estavam em Alcochete. Trouxe novos métodos de treino e o seu estilo agrada à equipa, mesmo quando não dá folgas, como ontem, um dia após a conquista da Supertaça. É muito interventi­vo e diz muitos palavrões (Jonas que o diga, ver caixa ao lado), mas os jogadores percebemno. Tenta motivar todos, com conversas individual­izadas. Pelo meio, foi surpreendi­do por vários meninos, como gosta de lhes chamar. Paulo Oliveira e Tobias colocaram o reforço Ciani na lista de dispensas. E João Mário, que está prestes a renovar, é, para Jesus, um dos que vão explodir.

Com os novos treinos vieram as ideias de jogo de Jorge Jesus. Entre o domínio dos momentos de jogo, a transição e a gestão do perigo adversário com a defesa em linha, Jesus implemento­u um sistema com dois avançados em Alvalade. Os extremos ocupam espaço interior e os laterais atacam mais.

Mas Jesus não dá só a tática em campo. Também tem algo a dizer nas ações de marketing. Foi ele que quis ser apresentad­o aos sócios no Estádio José Alvalade. Emocionou-se e conquistou logo os associados à primeira. Golpe de génio.

 ??  ?? Jorge Jesus começou a época a ganhar, conquistan­do o seu primeiro título ao serviço do Sporting
Jorge Jesus começou a época a ganhar, conquistan­do o seu primeiro título ao serviço do Sporting

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal