Jornal de Notícias

“Olhei para a encosta e vi uma bola de fogo”

Miranda do Corvo Segade reviveu drama de há dez anos. Falta de água deixou população em pânico

- João Pedro Campos locais@jn.pt

Paula Nunes ainda se lembra da última vez que tinha visto um cenário semelhante ao de domingo na localidade de Segade, Miranda do Corvo. “Sei de cor o dia: 22 de agosto de 2005. Agora, estamos prontos para mais 10 anos”, recorda. Apesar de já não ter sido a primeira vez, a habitante de Segade ainda não está refeita do susto. “Foi uma desgraça. Olhei para a encosta e só via uma bola de fogo”, afirma.

Catarina Lebre é proprietár­ia de uma taberna em Segade e também descreve o cenário que viveu. Às duas da madrugada foi distribuir comida e água pelos bombeiros que combatiam as chamas. “Foi muito parecido com o incêndio de 2005. Na altura, as minhas oliveiras arderam, tive chamas de três metros no quintal. E andei três dias a servir refeições aos bombeiros”, lembra.

Um dia depois, o fogo que percorreu o concelho de Miranda do Corvo ainda é o tema de conversa entre os habitantes. Um anexo de uma casa pertencent­e a um casal inglês ardeu totalmente. Uma vizi- nha do casal contou ao JN que este tinha voltado de férias no próprio dia, e que o anexo tinha sido concluído há poucos meses. Os hóspedes de uma casa de turismo rural em Segade tiveram de sair devido à falta de água. Uns metros mais à frente, um barracão também ardeu totalmente, já na manhã de ontem. “Foram momentos de pânico, ainda mais porque não tínhamos água. Vamos ver se já acabou”, conta Piedade Costa, a proprietár­ia, que, apesar de tudo, vê a destruição do espaço como um mal menor. “Antes o barracão do que a minha casa”, entende.

O incêndio de Miranda do Corvo só ficou controlado à 4.40 horas de segunda-feira. Durante o dia de ontem ainda houve alguns focos e dois reacendime­ntos.

 ??  ?? População não dormiu e ficou a vigiar a encosta e a dar de comer aos bombeiros
População não dormiu e ficou a vigiar a encosta e a dar de comer aos bombeiros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal