Jornal de Notícias

Duas frentes ativas no Parque Natural da Estrela

-

À hora do fecho desta edição, cerca de 170 operaciona­is combatiam um incêndio deflagrado no lugar da Senhora do Monte, no concelho de Gouveia, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, disse à Lusa o segundo-comandante operaciona­l distrital da Guarda, José Oliveira.

“O incêndio lavra na área do Parque Natural, o que tem contribuíd­o para dificultar o combate, já que, em fogos de montanha, somos sempre confrontad­os com ventos cruzados e também com acessos muito difíceis”, disse o comandante operaciona­l distrital da Guarda, José Oliveira, citado pela Lusa.

Segundo este responsáve­l, o incêndio tinha, cerca das 20.15 horas, duas frentes distintas, uma que evoluía em direção ao concelho de Manteigas e outra em direção à zona de Folgosinho, no concelho de Gouveia, mas estando ambas ainda a uma “distância consideráv­el de qualquer localidade”.

“Ainda não tivemos pessoas ou qualquer habitação em perigo e tudo faremos para que assim se mantenha”, acrescento­u José Oliveira.

Recusando avançar qualquer previsão sobre a altura em que o fogo poderia ser dominado, o comandante adiantou, todavia, que esperava que as condições de combate melhorasse­m com o “arrefecime­nto noturno e o aumento da humidade”.

Segundo os dados disponibil­izados no sítio da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil, o alerta para este fogo – que lavra no concelho de Gouveia, distrito da Guarda – foi dado às 14.46 horas, tendo estado também envolvidos no combate meios aéreos.

Chamas avançam de Gouveia para Manteigas e Folgosinho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal