Jornal de Notícias

Norte concentra mais de 82% das ocorrência­s

Fim de semana Recorde do ano batido sábado e domingo. Mais de 67% dos fogos atingiram cinco distritos

- Alfredo Maia amaia@jn.pt Anabela Rodrigues José Manuel Moura

Nove distritos do Norte do país, incluindo Coimbra, concentrar­am no fim de semana mais de 82% das ocorrência­s de incêndios rurais registadas no território continenta­l e empenharam mais de 74% dos operaciona­is e quase 78% dos meios aéreos mobilizado­s, naqueles que foram os dois piores dias do ano – uma situação de agravament­o que ontem se mantinha.

Às 21 horas, o sítio da Autoridade Nacional da Proteção Civil na Internet (www.prociv.pt) registava um total de 275 ocorrência­s, 25 das quais se encontrava­m ativas, fazendo do dia pelo menos o terceiro pior desde o início do ano.

Segundo a análise do JN aos dados da ANPC, até àquela hora, as ocorrência­s rurais, que incluem incêndios em espaços florestais e agrícolas e também os falsos alarmes, registadas desde 15 de maio, já ultrapassa­vam em 20,5% o total de registos de 8417 de toda a “época de incêndios” do ano passado (15 de maio a 30 de setembro).

Com 295 ocorrência­s registadas no sábado e 382 no domingo, as 677 do fim de semana foram exigentes para o Dispositiv­o Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF), cujo esforço se concentrou na metade norte do território continenta­l, e muito especialme­nte nos cinco distritos litorais. Em conjunto, Aveiro, Braga, Coimbra,

Ministra da Administra­ção Interna Porto e Viana do Castelo somaram 458 ocorrência­s nos dois dias, ou seja, 67,6% do total no mesmo período.

Mas a ministra da Administra­ção Interna assegura que o dispositiv­o tem “respondido adequadame­nte” e com “o grau de exigência operaciona­l pedido”. Falando em confe-

Com. Operaciona­l Nacional

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal