Jornal de Notícias

Fosun tem a oferta mais baixa

- NOVO BANCO BÁRBARA BARROSO

O processo de venda do Novo Banco aproxima-se da reta final, devendo conhecer-se o vencedor nas próximas semanas. Tudo aponta para que a discussão se faça sobretudo entre dois candidatos: Apollo e Anbang, que são aqueles que apresentam as propostas mais elevadas. Já a Fosun tem uma oferta bastante mais baixa.

O Banco de Portugal (BdP) tinha prolongado o período de entrega das ofertas vinculativ­as finais até à última sexta-feira, 7 de agosto. Segundo o supervisor, apenas um candidato apresentou uma nova proposta revista. O JN/Dinheiro Vivo sabe que esse candidato foi o fundo de “private equity” Apollo. Os norte-americanos aproveitar­am para rever a sua oferta em alta, enquanto os dois grupos chineses – Anbang e Fosun – mantiveram as ofertas anteriores.

Apesar de apenas uma proposta ter sido melhorada, as restantes ofertas continuam válidas. “As propostas vinculativ­as recebidas no dia 30 de junho continuam integralme­nte válidas, tendo sido entretanto objeto de clarificaç­ões no âmbito das discussões havidas com cada um dos três potenciais compradore­s”, adiantou o BdP.

Apesar da revisão em alta da oferta da Apollo, os chineses da Anbang continuam a ter a proposta mais elevada. A Fosun manteve a proposta anterior e é o grupo com a oferta mais baixa, com um diferencia­l ainda consideráv­el face às outras, ficando mais longe de comprar o Novo Banco.

O preço é o principal critério na seleção do vencedor. Mas só com uma oferta melhorada, o mais provável é que o vencedor possa ser a Apollo ou Anbang. Ainda assim, o BdP poderá procurar negociar o preço.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal