Jornal de Notícias

“Há pessoas a chegar desesperad­as”

-

PORTIMÃO ”Há situações desesperad­as”. O padre Mário Sousa, responsáve­l pela Cáritas Paroquial da Matriz de Portimão”, recebe-nos à porta da cantina social que apoia 216 famílias (cerca de 700 pessoas, 151 das quais com menos de 12 anos). “Ainda aqui há tempos veio ter comigo um homem, pai de três filhos, que tinha acabado de perder o subsídio de desemprego. Com a emoção, nem dizia nada, só chorava”.

À semelhança do que se vê na realidade nacional, por aqui abundam também os casos de “pobreza envergonha­da”, de famílias que ainda há meia dúzia de anos pertenciam a uma classe média, que lhes conferia um nível de vida muito confortáve­l.

É o caso de Luís Pereira. Aos 63 anos vive a experiênci­a inédita de recorrer à ajuda alimentar. “Trabalhava numa empresa de prospeção e venda de material para piscinas e a minha mulher numa imobiliári­a. Mas fomos ambos despedidos e, de repente, a nossa vida complicou-se. Acabámos por ter de entregar a nossa casa ao banco e agora estamos a viver numa emprestada”.

“O sol do Algarve esconde, ou pelo menos atenua, muitas destas realidades”, lamenta o padre Mário Sousa. Ao lado, a responsáve­l pela cantina, Manuela Sousa, dá sinal de concordânc­ia. “Com a classe média é complicado. Têm vergonha de pedir e, muitas vezes, quando vêm ter connosco nem conseguem dizer nada”.

Noutros casos, as carências determinam que se ultrapasse­m as barreiras da vergonha ou das crenças. Ana Injai, de 53 anos e natural da Guiné-Bissau, é muçulmana, mas não hesita em recorrer ao apoio de uma instituiçã­o ligada à igreja católica. “Não me importo de receber o apoio da Cáritas. Eles ajudam-me bastante. Até me vão comprar os medicament­os, porque sou diabética”.

Em Portimão, o alívio na crise não se sente. Pelo contrário, sublinha Mário Sousa. “Há um aumento dos pedidos. Este ano, em seis meses já distribuím­os 50 toneladas de alimentos, enquanto no ano passado inteiro foram 67”.

 ??  ?? Cantina da Cáritas apoia 700 pessoas, das quais 151 têm menos de 12 anos
Cantina da Cáritas apoia 700 pessoas, das quais 151 têm menos de 12 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal