Jornal de Notícias

Pelo menos 16 anunciaram corrida a Belém

Desde janeiro aparecem em média dois novos nomes por mês. Maioria dos candidatos às eleições de 2016 tem pouca visibilida­de mediática

- Nuno Miguel Ropio sociedade@jn.pt

A cinco meses das eleições para a Presidênci­a da República, são já pelo menos 16 os nomes que mostraram intenção de se submeterem a votos. A maioria é desconheci­da dos portuguese­s, independen­temente da notoriedad­e que tem na sua área profission­al. A historiado­ra Manuela Gonzaga [ver texto em baixo] juntou-se agora ao já amplo leque, que se tem alargado à razão de dois nomes por mês desde janeiro.

Muito antes do ex-socialista Henrique Neto anunciar a candidatur­a, já Paulo Freitas do Amaral andava no terreno a captar assinatura­s. Ex-autarca da Cruz Quebrada (Oeiras), com passagens pelo PS e CDS-PP, Freitas do Amaral acabou por formalizar a sua corrida em maio. O advogado Castanheir­a Barros é um caso semelhante: divulgou a sua candidatur­a em maio, mas preparou o terreno durante vários meses.

Aos 78 anos, Neto foi o primeiro a oficializa­r-se como candidato. O empresário, que se afastou do PS onde militara 25 anos, anda pelo país a recolher as 7500 assinatura­s necessária­s para que o Tribunal Constituci­onal valide a candidatur­a – tendo sido essa a sua luta em Aveiro, no último fim de semana.

A estes três junta-se António Sampaio da Nóvoa, que Cavaco Silva trouxe para as luzes da ribalta ao atribuir-lhe a organizaçã­o do Dia de Portugal, em 2012. Após muitas aparições em eventos ligados a movimentos de Esquerda e do PS, ao longo de ano e meio, lançou a candidatur­a em abril, com apoio dos três últimos chefes de Estado.

Norte fornece candidatos

No feminino só há dois nomes – ao de Gonzaga há que somar o da docente universitá­ria açoriana Graça Castanho (ler texto ao lado), que simboliza pela primeira vez uma candidatur­a de fora do continente.

Os outros dez rostos são quase todos frutos da política local da região norte. Ao ex-vice-presidente da Câmara do Porto e elemento da associação Transparên­cia e Integridad­e, Paulo Morais, juntam-se três candidatos de Vila Nova de Gaia: o empresário Orlando Cruz, o psicólogo e docente universitá­rio Jorge Sequeira e o segurança Manuel Almeida. Fernando Vale, “o advogado de Ermesinde”, Sérgio Gave Fraga, advogado de Braga, e Cândido Ferreira, médico nefrologis­ta de Cantanhede e antigo presidente da Federação de Leiria do PS, também mostraram intenções de estar no grupo que quer rumar a Belém.

Mais a sul, o fundador do Partido Animais-Natureza (PAN), Paulo Borges, o docente de História João Franco e ainda Paulo Antão, um exfuncioná­rio da Transtejo, compõem o conjunto. A todos, sem exceção, faltam as assinatura­s necessária­s.

 ??  ?? Manuela Gonzaga é a mais recente a alinhar na corrida às assinatura­s. Nenhum candidato anunciado tem as necessária­s
Manuela Gonzaga é a mais recente a alinhar na corrida às assinatura­s. Nenhum candidato anunciado tem as necessária­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal