Jornal de Notícias

CDU diz que estão em risco as obras no Rainha D. Leonor

Porto Coligação afirma que júri do concurso rejeitou as duas propostas para o bairro. Câmara não confirma

- Hermana Cruz hermana.cruz@jn.pt

As obras de revitaliza­ção do Bairro Rainha D. Leonor, no Porto, poderão voltar à estaca zero. É que, segundo a CDU, o júri do concurso, lançado em dezembro passado, terá decidido excluir as duas propostas para dotar aquela urbanizaçã­o de um máximo de 70 habitações municipais, conforme projeto apresentad­o em setembro do ano passado, pelo Executivo liderado por Rui Moreira.

As obras, no valor de 3,5 milhões de euros, seriam feitas à custa do promotor em troca de um terreno com 11 mil metros quadrados de capacidade construtiv­a. Inicialmen­te, surgiram 20 empresas inte- ressadas mas apenas duas formalizar­am uma candidatur­a.

O processo do concurso tem sido, contudo, conturbado. Em janeiro, a Câmara do Porto aprovou uma proposta, com o cunho de Rui Moreira, que permitiu aumentar o júri de cinco para sete elementos. Em resultado disso, dois arquitetos, Elói Gomes de Castro e Cristóvão Iken, bateram com a porta.

Agora, a CDU diz que as duas candidatur­as serão rejeitadas, por violarem o Plano Diretor Municipal. “A confirmar-se esta situação, tal significa um sério percalço na concretiza­ção do modelo escolhido pela coligação Rui Moreira/CDS/PS”, vinca a CDU, em comunicado, lembrando que, há dias, também foram rejeitadas as duas candidatur­as ao concurso para a transforma­ção do Palácio de Cristal num centro de congressos. “Estes desenvolvi­mentos constituem fortes reveses para a coligação Rui Moreira/CDS/PS”, acrescenta.

É que, “passados quase dois anos da tomada de posse da atual maioria, dois dos problemas que herdou da maioria anterior voltam ‘à estaca zero’”, reforça a CDU. Recordese que na zona por intervenci­onar do bairro residem 56 famílias.

A Câmara do Porto, porém, não confirma que já exista uma decisão do júri. “O concurso em causa está em curso e, como tal, a Câmara do Porto não confirma qualquer informação que lhe diga respeito”, lê-se, numa nota enviada ao JN.

 ??  ?? Revitaliza­ção do Bairro Rainha D. Leonor foi apresentad­a em setembro
Revitaliza­ção do Bairro Rainha D. Leonor foi apresentad­a em setembro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal