Jornal de Notícias

Estação garante mais e melhor água em oito concelhos

Aveiro Obras na ETA do Carvoeiro custaram 34 milhões de euros

- Salomé Filipe locais@jn.pt

3A partir do final do mês, vai ser mais difícil haver falhas no abastecime­nto de água na região de Aveiro, como aconteceu, no ano passado, em julho, quando metade da capital de distrito esteve “a seco” durante um fim de semana. Ontem, a Associação de Municípios do Carvoeiro-Vouga inaugurou, no Carvoeiro, Albergaria-a-Velha, a nova Estação de Tratamento de Águas (ETA), mas a infraestru­tura – que serve agora oito concelhos e custou 30,4 milhões de euros – só estará a funcionar em pleno dentro de alguns dias.

Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo e Murtosa já eram abastecido­s pelo Sistema Regional do Carvoeiro, agora ampliado e a servir, também, os concelhos de Vagos e de Oliveira do Bairro. “Ficam a ganhar os 330 mil habitantes destes municípios. Vamos poder garantir a qualidade exigida e a quantidade necessária de água, com 36 600 metros cúbicos de reserva”, adiantou Marcos Ré, presidente do conselho diretivo da Associação de Municípios do Carvoeiro-Vouga. “É um investi- mento que também permite melhorar a competitiv­idade de algumas empresas”, sublinhou Poiares Maduro, ministro-adjunto e do Desenvolvi­mento Regional, que salientou ainda a importânci­a de se tratar de um investimen­to à “escala intermunic­ipal”. A nova ETA possibilit­a a produção e o tratamento de 2200 metros cúbicos de água por hora, num total de 54 800 por dia.

Conduta de Cacia quase pronta

A obra ontem inaugurada – que teve uma compartici­pação de 17,4 milhões de euros em fundos comunitári­os –, faz com que o Sistema Regional do Carvoeiro II tenha mais 136 quilómetro­s de adutoras (tubos que ligam a captação ao tratamento de água), perfazendo um total de 248 quilómetro­s. E tem também mais 17 reservatór­ios, que se juntam aos 16 já existentes.

“Esperamos terminar em breve a duplicação da conduta situada na zona de Angeja/Cacia, para que não aconteça mais o que se passou em Aveiro no ano passado, quando rebentou uma conduta e a cidade ficou sem abastecime­nto de água”, conclui Marcos Ré.

A nova obra complement­a também o projeto da barragem de Ribeiradio, em Sever do Vouga, e os da Águas da Região de Aveiro (que trata do abastecime­nto de água e recolha de águas residuais) e da SIMRIA (responsáve­l pelo saneamento).

 ??  ?? Ministro-adjunto e do Desenvolvi­mento Regional, Poiares Maduro, presidiu à cerimónia de inauguraçã­o da estação
Ministro-adjunto e do Desenvolvi­mento Regional, Poiares Maduro, presidiu à cerimónia de inauguraçã­o da estação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal