Jornal de Notícias

Panificado­ra ilegal tira sono a 11 famílias

Braga Ruído de exaustores motiva queixas há um ano. Dono já entregou documentos para legalizar empresa

- Sandra Freitas locais@jn.pt

O barulho dos exaustores de uma panificado­ra no parque industrial de Frossos, em Braga, está a deixar em desespero 11 famílias da Rua S. Sebastião, situada nas traseiras dos lotes industriai­s. O ruído, que “é mais intenso no período noturno”, dizem os moradores, começou há um ano e não deixa dormir cerca de 50 pessoas.

“O barulho começou em julho do ano passado. Era um ruído impossível, ouvia-se a um quilómetro. Uma noite, os moradores foram bater à porta da panificado­ra, estavam os padeiros a trabalhar, e percebemos que era do sistema de exaustão instalado”, conta Francisco Gomes, que de imediato alertou o proprietár­io para o problema, “mas nada alterou”.

Sem sossego, o morador, em nome dos outros habitantes, chamou várias vezes a GNR, apresentou queixas à Câmara de Braga, promoveu um abaixo-assinado, reuniu com o provedor do munícipe e até à ASAE deu conta da situação. “Mas, passado um ano, continua tudo igual”, lamenta Francisco Gomes, admitindo que teve de começar a tomar comprimido­s para dormir.

“Normalment­e, pelas 23 horas, começa o ruído. Acionam um exaustor que faz um barulho tremendo, durante meia hora a uma hora. O tempo suficiente para não conseguirm­os conciliar o sono a que temos direito”, descreve Manuel Cunha, outro habitante.

Já Adelino Mendes confessa que o problema o obrigou a aumentar a medicação que toma para o stress. “Já tive de acrescenta­r uma dose. Acordando, aquilo faz um barulho que nós não conseguimo­s voltar a dormir”, conta.

Sem licença de utilização

O processo encontra-se na divisão de fiscalizaç­ão da Câmara Municipal de Braga, que detetou que a empresa apenas possui o alvará de licença de utilização para armazém. O proprietár­io garante que já entregou os documentos necessário­s para a legalizaçã­o de utilização como panificado­ra e diz aguardar por uma resposta positiva. “Já tenho o título de exploração do Ministério da Economia e Emprego e parecer positivo da Delegação de Saúde, por isso, está tudo legal”, afirmou ao JN Leonardo Domingues, garantindo ainda que, há três semanas, reduziu a intensidad­e dos exaustores. “Tenho três na potência mínima”, garantiu.

 ??  ?? Moradores dizem que há quem só durma com auxílio de medicação
Moradores dizem que há quem só durma com auxílio de medicação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal