Jornal de Notícias

Onda de ataques atinge a Turquia

Terrorismo Duas mulheres atacaram o consulado dos EUA e vários militares morreram em atentados

-

Duas mulheres foram ontem atingidas a tiro no consulado norte-americano em Istambul e pelo menos oito pessoas morreram numa onda de ataques contra as forças policiais turcas.

Há várias semanas que a Turquia, que integra a NATO, lançou uma ofensiva contra o Estado Islâmico, curdos e grupos de extrema-esquerda e se mantém em estado de alerta com o que chama de “guerra sincroniza­da contra o terror” que inclui ataques aéreos na Síria e no Norte do Iraque.

Um grupo de extrema-esquerda que matou um segurança turco, em 2013, num ataque contra a embaixada norte-americana reclamou o ataque de ontem.

A Frente de Libertação do Povo Revolucion­ário (DHKP-C), considerad­o um grupo terrorista, reivindico­u a presença de um militante seu no ataque e classifico­u Washington como “arqui-inimigo” do povo do Médio Oriente e do Mundo.

O ministro dos Negócios Estrangeir­os turco condenou o atentado e disse que a segurança nas missões diplomátic­as dos EUA foi reforçada.

Uma testemunha do ataque ao consulado dos EUA citada pela agência Reuters relatou que uma das mulheres disparou contra os seguranças e o pessoal diplomátic­o. Uma das duas mulheres acabou por ser detida com ferimentos. Trata-se de uma militante da DHKP-C que já cumpriu pena de prisão.

Noutra zona de Istambul, um veículo com explosivos foi usado contra uma esquadra da Polícia, ferindo três agentes e sete civis. Um dos atacantes foi morto no ataque e dois outros assim como um agente morreram no tiroteio que se seguiu.

Um outro ataque, em Silopi, na região curda, provocou a morte de quatro soldados, atingidos por uma explosão quando se deslocavam num veículo blindado. Um soldado foi morto num ataque contra um helicópter­o em Sirnak. Outros sete militares ficaram feridos.

 ??  ?? Um veículo com explosivos foi lançado contra uma esquadra da Polícia
Um veículo com explosivos foi lançado contra uma esquadra da Polícia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal