Jornal de Notícias

Mais de 1550 imigrantes socorridos ontem

- ITÁLIA

Mais de 1550 imigrantes a bordo de sete embarcaçõe­s foram recolhidos ontem ao largo da Líbia, anunciou a guarda-costeira italiana, que coordena as operações de vigilância na zona.

Enquanto diversas centenas de imigrantes resgatados nos dias anteriores foram desembarca­dos no Sul de Itália, o navio Phoenix, fretado pela ONG Médicos Sem Fronteiras e a organizaçã­o maltesa Moas, prestaram auxílio a duas barcaças com 230 pessoas a bordo.

O navio humanitári­o recuperou de seguida 125 outras pessoas socorridas a bordo de uma terceira embarcação pelo navio irlandês Niamh.

O navio Fenice da Marinha italiana socorreu outros 77 migrantes a bordo de uma quarta embarcação, e o “Fiorillo” da guarda-costeira deu abrigo a 345 que se encontrava­m num outro barco à deriva.

Entretanto, a Comissão Europeia anunciou ontem a aprovação de 23 programas nacionais plurianuai­s ao abrigo do Fundo para Asilo, Migração e Integração e do Fundo de Segurança Interna, no valor global de 2,4 mil milhões de euros.

O dinheiro vai agora ser transferid­o para os estados-membros da União Europeia, como a Grécia, Itália e outros países, para lidar com a situação do aumento do fluxo migratório para a Europa. Portugal irá receber destes fundos 38,6 milhões de euros.

Em 2014, de acordo com a Agência Europeia Frontex, entraram de forma ilegal na Europa cerca de 280 mil pessoas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal