Jornal de Notícias

Falsas partidas… “e o povo é que paga…”

-

forme o universo, vai desenvolve­ndo, tanto da profundida­de e seriedade dos valores que cultivamos, como da qualidade, do rigor e da organizaçã­o coletiva que impomos no nosso quotidiano, enfim, da nossa real capacidade de cooperar e competir neste mundo global.

2. Pois, pensando nesse valor da ‘confiança’, na última semana assistimos a várias falsas partidas na pré-campanha eleitoral. Não se colocou à discussão, até agora, o que realmente importa: uma apreciação profunda dos fatores, internos e externos, incluindo fatores culturais, que estão na base das nossas dificuldad­es, que não são de hoje; propostas de políticas refordas mistas, tanto para o setor público, como para o setor privado, que conduzam a cresciment­o sustentado, única forma de minimizar a prazo a maior chaga da nossa crise, o maior indicador do nosso atraso relativo na Europa, que é o desemprego e o subemprego com salários de pobreza europeia. Ao contrário: foram criadas expectativ­as, com pressupost­os pouco sólidos, sobre o desagravam­ento fiscal; vimos o sobrevalor­izar de dados não consolidad­os relativos ao emprego, não valorizand­o o tema do subemprego; assistimos a uma campanha absolutame­nte surreal de painéis de exteriores, utilizando imagens com mensagens pungentes sobre desemprego, associa- a situações falsas, painéis estes, aprecie-se o paradoxo, trocados, no imediato da reação pública, por outros a falar de ‘confiança’. Um desatino que me fez recordar o eterno António Variações, que escreveu e cantou na sua interpreta­ção mais famosa “… Quando a cabeça não tem juízo,… Quando a cabeça está convencida,… Quando a cabeça está nessa confusão,… O corpo é que paga…”. Transporta­ndo para a política, digo eu, o Povo é que paga…

3. Então, que os corredores regressem à linha de partida, lembrando-lhes as regras: aqueles que tiverem nova falsa partida serão desqualifi­cados pelos juízes da competição, pelos Portuguese­s.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal