Jornal de Notícias

/ O lado menos conhecido das cidades

Tours à la carte Novas empresas apostam em mostrar o lado menos óbvio das cidades

- Rogério Matos cultura@jn.pt

Conhecer uma cidade a pé, sem recorrer a qualquer agência de turismo, pode ser muito desafiante e cada vez é mais apetecível por quem parte para um destino sem programaçã­o. Baseada nesta premissa, surgem as novas formas de explorar as cidades, fora da habitual trajetória turística indicada pelos agentes oficiais, mas antes pela mão de quem conhece todos os recantos das cidades e de quem pode mostrar aquilo que apenas os locais conhecem.

Tal como quando se vai a uma cidade onde reside alguém conhecido que partilhe a sua cultura e histórias mais caricatas, o turista pode agora entrar em contacto com quem pode proporcion­ar esse estilo mais intimista de conhecer os lados mais populares da cidade. Em Setúbal, Lisboa e Porto, existe este tipo de serviço que acompanha o turista a pé pela cidade para mostrar a sua cultura que apenas é partilhada por quem vive diariament­e o fulgor e o verdadeiro sentimento de ser “local”.

Em Setúbal nasceu há bem pouco tempo o Setúbal-a-Porter pelas mãos de Pedro Soares, dirigente de uma associação cultural vocacionad­a para o público jovem. “A ideia é precisamen­te dar a conhecer aquilo que o turista que escolhe as convencion­ais agências não mostram”, frisa Pedro Soares.

Sabia que o ator americano Johnny Depp foi impedido de entrar num bar em Setúbal porque o dono não o reconheceu? Ou que a Doca dos Pescadores foi palco de uma cena do filme de Hollywood “Stranger in the night”, nos anos 60, que ganhou um Óscar pela banda sonora? Ou que Jaqueline Kennedy se refugiou para descansar num palácio local depois do assassinat­o do seu mari-

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal