Jornal de Notícias

Glossário

-

Fogo de supressão

Uso do fogo no âmbito da luta contra os incêndios florestais, compreende­ndo o fogo tático e o contrafogo.

Contrafogo

Consiste na ignição provocada de forma calculada, ao longo de uma zona de apoio, na dianteira de uma frente de incêndio, de forma a provocar a interação das duas frentes de fogo e a alterar a sua direção de propagação, ou a provocar a sua extinção.

Fogo tático

Consistind­o de um fogo provocado de forma calculada ao longo de uma zona de apoio, visando reduzir o combustíve­l e diminuir a intensidad­e do incêndio, terminar ou corrigir a extinção de uma zona de rescaldo de maneira a diminuir as probabilid­ades de reacendime­ntos, ou criar uma zona de segurança para pessoas e bens.

Fogo controlado

Uso do fogo na gestão de espaços florestais, em época apropriada (inverno), sob condições (temperatur­a, humidade, vento e segurança por exemplo), normas e procedimen­tos para satisfazer objetivos específico­s e quantificá­veis (como a criação de faixas de gestão de combustíve­is ou rejuvenesc­imento de pastagens), mediante planos de fogo controlado, que é executado sob responsabi­lidade de técnico credenciad­o.

Técnico credenciad­o

Técnico oficialmen­te capacitado em análise de incêndios e uso do fogo de supressão, habilitado a avaliar oportunida­des de utilização do fogo de supressão, a prever os seus resultados e a proceder ao planeament­o, organizaçã­o, coordenaçã­o, supervisão e à execução de ações de fogo de supressão. Há também técnicos credenciad­os em fogo controlado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal