Jornal de Notícias

Praia cheia de algas afasta banhistas

Matosinhos Concession­ário queixa-se. Câmara garante limpeza a cada dois dias

- Célia Soares locais@jn.pt

“Tem estado assim praticamen­te desde o início da época balnear”. As palavras são de Francisco Couto, um dos nadadores-salvadores da praia de Angeiras/Norte, em Matosinhos, e referem-se à grande quantidade de algas que este verão tem incomodado os banhistas, afastando-os daquela praia.

“Há alturas do dia em que as algas são tantas que é quase impossível chegar à água”, adianta aquele nadador que vê, diariament­e, as pessoas a terem de passar por cima daqueles organismos, que, muitas vezes, se prendem aos pés, provocando algumas quedas no areal.

Se na areia as quedas, normalment­e, não são um problema de maior, na água a situação complica-se. As algas emaranham-se, prendem as pessoas e chegam mesmo a causar situações de aflição. Foi o que aconteceu “há dias com um senhor de idade”, conta um dos nadadores, relatando uma situação em que tiveram de intervir para socorrer um homem que não sabia nadar e se afligiu quando ficou com os pés presos, não conseguind­o sair da água.

Manuel Pereira da Silva, responsáve­l pela concessão da praia de Angeiras/Norte desde 1984, garante que “nunca houve um ano como este”. Junto do concession­ário e dos nadadores-salvadores, os banhistas queixam-se, também, das moscas que o amontoado de algas atrai ao areal. “É só moscas!”, exclama Teresa Marinho, de 16 anos. “Não é nada agradável fazer praia com moscas ao lado”, afirmou. “Queremos entrar na água e, com tantas algas, ficamos presas. E o pior ainda são as moscas”, reiterou

a amiga Rita Teixeira, de 17 anos.

Contactada pelo JN, a Câmara Municipal de Matosinhos afirmou que “retira anualmente várias toneladas de sargaço das praias”, salvaguard­ando que o “aparecimen­to de algas no areal é um fenómeno natural, que se repete ciclicamen­te”. Garantiu, ainda, que “esta limpeza é feita a cada dois dias”.

 ??  ?? Rita e Teresa jogam voleibol na praia, mas queixam-se das algas
Rita e Teresa jogam voleibol na praia, mas queixam-se das algas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal