Jornal de Notícias

Penha é o primeiro Centro Escutista de Excelência do país

Guimarães Condições de luxo e espaço para 2 mil campistas motivam galardão

- Delfim Machado locais@jn.pt

A Montanha da Penha de Guimarães é, a partir de agora, um Centro Escutista de Excelência. O parque de 4,5 hectares gerido pelo núcleo vimaranens­e do Corpo Nacional de Escutas (CNE) é o primeiro do país a receber o estatuto entregue pela Secretaria Nacional para o Ambiente e Prevenção do CNE.

Na prática, o galardão é o reconhecim­ento de que aquele é o local perfeito para a realização de acampament­os, atividades desportiva­s, de contacto com a natureza, convívios, retiros e caminhadas. Para os escuteiros de Guimarães, a distinção “é um sonho que se torna realidade”, descreve o chefe de núcleo, Ernesto Machado.

Na base do reconhecim­ento está um conjunto de condições rigorosas que o parque teve de cumprir, todas relacionad­as com as boas práticas em situações de acampament­os de escuteiros. Entre 20 centros escutistas do país, a Penha evidenciou-se na eletrifica­ção total do campo, saneamento, plano de segurança, saídas de emergência, boas vias de acesso, estacionam­ento e suporte logístico.

O descerrar da placa que assinala a distinção coube a Emídio Guerreiro, secretário de Estado da Juventude e pai de uma escuteira. “Nós percebemos bem a importânci­a que isto tem na educação dos nossos filhos, os escuteiros são um complement­o fortíssimo. Estão a ajudar a formar raparigas e rapazes para serem mulheres e homens mais sólidos, justos, solidários e completos”, atestou o governante.

Ajuda a candidatur­as

A capacidade para 2000 campistas também não é dissociáve­l da distinção, bem como a capacidade de estabelece­r parcerias com as entidades locais. Norberto Correia, chefe nacional do CNE, considera fulcral que os escuteiros estejam ligados à sociedade, preferenci­almente através de três parceiros: “A igreja em primeiro lugar, as autarquias locais pela sua proximidad­e e o Governo, naturalmen­te”.

No caso de Guimarães, os principais parceiros são a Irmandade da Penha e a Câmara Municipal. A distinção também os ajuda, pois pode ser um trunfo nas candidatur­as que têm em marcha.

A Irmandade está a trabalhar na candidatur­a da Penha a Património Natural da Humanidade e a Autarquia é candidata a Cidade Verde Europeia em 2020.

 ??  ?? Secretário de Estado da Juventude presidiu à cerimónia de atribuição de galardão
Secretário de Estado da Juventude presidiu à cerimónia de atribuição de galardão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal