Jornal de Notícias

Morreu autarca que liderou Câmara 20 anos

- VILA REAL EDUARDO PINTO

O ex-presidente da Câmara Municipal de Vila Real Manuel Martins morreu durante a madrugada de ontem, na sequência de uma indisposiç­ão súbita. Tinha 73 anos. As causas da morte ainda não foram reveladas.

Manuel Martins ocupou o cargo de presidente da Câmara de Vila Real durante 20 anos, eleito pelo PSD, entre 1993 e 2013, sendo o autarca que mais tempo esteve à frente deste Município. Tinha ocupado o cargo de vereador entre 1979 e 1985 e entre 1989 e 1993.

Ao JN, António Carvalho, presidente da Concelhia do PSD de Vila Real, manifestou “profundo pesar”, pela morte “completame­nte inesperada” de “um homem a quem o concelho deve muito pela obra que deixou”.

Em 2013, Manuel Martins atingiu o limite de mandatos e já não pôde concorrer às eleições autárquica­s desse ano, que foram ganhas pelo PS. O Executivo socialista, liderado por Rui Santos, emitiu ontem uma nota de pesar para recordar o cidadão e ex-autarca, homenagean­do “o seu legado e a figura humana, de exemplar sentido cívico, dedicada ao serviço dos outros e da causa pública com que sempre pautou a sua conduta”. Durante o dia de ontem foram muitas as mensagens de condolênci­as deixadas nas redes sociais por amigos e adversário­s políticos.

Entre estas, conta-se a da presi- dente da Assembleia da República, Assunção Esteves, que manifestou hoje a sua “enorme tristeza” pelo desapareci­mento do ex-autarca.

O corpo ficou em câmara-ardente na igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Real. O funeral realiza-se hoje pelas 15.30 horas. Manuel Martins será sepultado na freguesia de Vale de Nogueiras.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal