Jornal de Notícias

Presidente contra “estado calamitoso” de estação

- COIMBRA

O presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, insurgiu-se ontem contra o “estado calamitoso” da estação ferroviári­a de Coimbra B, contestand­o a sua exclusão das empreitada­s de modernizaç­ão da Linha do Norte.

O autarca do PS reagia, em declaraçõe­s à agência Lusa, ao teor de uma portaria conjunta dos ministério­s das Finanças e da Economia que confirma o investimen­to de 40 milhões de euros num subtroço da Linha do Norte, entre Alfarelos (Soure) e Pampilhosa (Mealhada).

A obra está integrada num conjunto de investimen­tos, ao longo da Linha do Norte, com financiame­nto comunitári­o, que totalizam 400 milhões de euros e deverão estar executados entre 2016 e 2020.

A renovação da estação de Coimbra B (Estação Velha), que o autarca designa com ironia por “Apeadeiro Velho”, constitui “uma prioridade absoluta e urgente” para cuja execução o Governo “está comprometi­do politicame­nte”, acrescento­u.

20

Manuel Machado frisou que a resolução do problema da modernizaç­ão de Coimbra B se arrasta “há pelo menos 20 anos”, recordando que, no verão de 2001, o antigo primeiro-ministro do PS António Guterres apresentou na cidade um projeto nacional denominado “Estações com vida”, que incluía a reabilitaç­ão daquela estação, na Linha do Norte, com interfaces aos transporte­s públicos rodoviário­s e ao sistema de mobilidade urbana proposto pela sociedade Metro Mondego.

“Por desinteres­se, desleixo ou qualquer estranha razão, Coimbra continua a ser prejudicad­a por esta purga de exclusão”, concluiu.

 ??  ?? Estação ferroviári­a tem obras prometidas há 20 anos
Estação ferroviári­a tem obras prometidas há 20 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal