Jornal de Notícias

Novo este ano: Leituras diárias à hora do almoço

- PORTUGAL FESTIVAL

A justificaç­ão é simples: “O público de Coura é um bocadinho diferente, é mais seleto, mais melómano e lê livros. Por isso, esta extensão é natural: das 13 às 14.30 horas, todos os dias, no palco Jazz na Relva, haverá escritores portuguese­s e sessões de leitura”, revelou ao JN Margarida Nápoles, operaciona­l da Vodafone, marca que patrocina o Festival de Coura 2015. As três sessões de “Vozes da Escrita”, entre dias 20 e 22, numa parceria com a editora Tinta da China, contarão com os escritores Matilde Campilho (autora da revelação poética “Jóquei”; na foto), Pedro Mexia e Rui Cardoso Martins. A moderação caberá ao jornalista, e editor da “Granta”, Carlos Vaz Marques. todos os dias – até esgotarem. A direção do festival apresenta outro indicador, este empírico, que sustenta o prognóstic­o otimista da lotação esgotada: “A zona dedicada ao campismo, que este ano tornou a ser ampliada, ainda nem abriu – abre oficialmen­te na sexta-feira – e já lá estão centenas de pessoas que chegaram mais cedo e que insistem em passar aqui connosco as suas férias”. Carvalho chama a atenção para um pormenor: “Os bilhetes de um só dia não dão acesso gratuito à zona oficial de campismo; essa só é garantida para quem comprar o passe geral”.

“Explica-se pelo cartaz maravilhos­o”

Com a lotação máxima a fechar nas 25 mil pessoas por dia – “até podíamos meter lá mais gente, mas esse é o limite para garantirmo­s o conforto de todos” –, a direção do Vodafone Paredes de Coura 2015 diz que a crescente procura se deve a dois fatores: “Um cartaz maravilhos­o, onde à cabeça aparecem os Tame Impala, que vão aqui executar ao vivo o seu novo e incrível disco ‘Currents’ e o cresciment­o contínuo da qualidade das nossas infraestru­turas, que fazem deste recinto um habitat natural de música que é dos melhores do país”.

Além dos 40 espetáculo­s dentro do recinto, há concertos, a meio da tarde, no Jazz na Relva (Núria Graham, Macadame, Peixe, Penicos de Prata, El Rupe e Serushio) e, entre domingo e terça, à noite, espetáculo­s gratuitos no centro da vila de Coura.

As idas ao cinema em julho aumentaram 48,4%, comparando com o mesmo mês de 2014, somando mais de 1,4 milhões de espectador­es, segundo dados estatístic­os do Instituto do Cinema e Audiovisua­l (ICA). A receita bruta de bilheteira, no mês passado, cresceu 41,6% em relação a julho de 2014, subindo de 4,9 milhões de euros para 7,2 milhões de euros.

No total, este ano, as salas de cinema registaram oito milhões de espectador­es e 7,2 milhões de euros de receita, o que significa um aumento de mais de vinte por cento, se se comparar com o mesmo período de 2014 (de janeiro a julho).

Com exceção de janeiro, todos os meses deste ano registaram aumento de público e receitas face ao mesmo período de 2014, por conta dos resultados de bilheteira de filmes como “Velocidade furiosa 7” (na foto), “As 50 sombras de Grey” e “Divertida-mente”, os mais vistos. Como estreou no final de julho, a comédia “O Pátio das Cantigas”, de Leonel Vieira, ainda entra na estatístic­a anterior a agosto, colocando-o como o filme português mais visto este ano.

A 2.ª edição do Reverence Festival em Valada, no Cartaxo, Ribatejo arranca dia 27 e termina dia 29 deste mês, no Parque de Merendas. Mais de 50 artistas irão atuar no festival. Sleep, The Horrors e Jon Spencer Blues Explosion são algumas bandas que se destacam no cartaz. A edição de 2015 conta ainda com a presença de 30 bandas internacio­nais emergentes que irão tocar em Portugal pela primeira vez, tais como The Warlocks, Joel Gion feat members of Brian Jonestown Massacre, Miranda Lee Richards e Spectres. Dentro do recinto, haverá três palcos: o Palco Reverence, o Palco Rio e o Palco Praia. O preço dos bilhetes vai dos 40 euros (bilhete diário) até aos 65 euros (passe geral).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal