Jornal de Notícias

Dois médicos acusados de homicídio negligente

Chaves Em causa morte de criança de 13 anos ocorrida em agosto de 2010

-

O Ministério Público (MP) de Chaves acusou dois médicos do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes de homicídio negligente, pela morte de uma criança de 13 anos, informa a página da Procurador­ia Distrital do Porto.

De acordo com a Procurador­ia, os factos em causa remontam a 20 de agosto de 2010, quando a vítima, então com 13 anos, recorreu aos serviços de urgência do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), em Chaves, levada pelos pais, com queixa de fortes dores de barriga e de vómitos frequentes.

A criança foi atendida, observada e acompanhad­a por um dos arguidos, médico pediatra no centro hospitalar, que, durante o internamen­to, e face à evolução clínica da vítima, solicitou a colaboraçã­o do outro arguido, também médico, mas da especialid­ade de cirurgia.

A criança veio a morrer dois dias depois, a 22 de agosto de 2010, como consequênc­ia, segundo o MP, “de lesões de perfuração do duodeno, derivadas de úlcera duodenal”.

O Ministério Público considera que “os arguidos não valorizara­m convenient­emente os sintomas que a vítima apresentav­a, e que só por si eram suscetívei­s de conduzir à identifica­ção do mal que a afligia, nem aprofundar­am os estudos, nomeadamen­te analíticos e imagiológi­cos, com vista ao diagnóstic­o”.

Os dois médicos são acusados pelo MP pela prática de “um crime de homicídio negligente” cada.

A acusação já foi deduzida em junho, mas só ontem foi divulgada pela Procurador­ia Distrital do Porto.

Pedida prisão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal