Jornal de Notícias

Levaram o brasão em bronze da Arrábida

- PORTO C.S.

Desaparece­ram da ponte da Arrábida, que faz a travessia entre a cidade do Porto e Vila Nova de Gaia, as letras e símbolos em bronze. No lugar onde, antes, se encontrava­m os elementos que davam a conhecer o nome daquela estrutura, com mais de 50 anos, projetada por Edgar Cardoso e classifica­da como Monumento Nacional, restam, agora, as marcas da afixação daqueles elementos em bronze no início e no fim do tabuleiro.

Sendo esta uma das pontes com maior tráfego no Norte do país, facilmente a falta das letras salta à vista de quem por lá passa para fazer a travessia das cidades.

Embora ao JN o comando metropolit­ano da PSP do Porto tenha afirmado que “o desapareci­mento das letras na ponte não foi reportado”, ao jornal Porto24, “fonte oficial” daquele comando confirmou a retirada das letras e símbolo e informou ter recebido “em fevereiro deste ano uma participaç­ão sobre o desapareci­mento das letras na ponte”.

O mesmo jornal adiantou, também, que, segundo o comando metropolit­ano da PSP do Porto, “a si- tuação pode estar relacionad­a com atos de vandalismo ou roubo de metais”.

Sabe-se, ainda, que a ponte será alvo de uma intervençã­o em que serão afixadas novas letras e novos símbolos. Para evitar futuros furtos, a Infraestru­turas de Portugal (IdP) prevê que agora o metal utilizado não seja o bronze, mas sim um de menor valor comercial, prevendo-se que a reposição se faça dentro de dois a três meses. Não é a primeira vez que a ponte da Arrábida é intervenci­onada para reposição das letras em bronze.

 ??  ?? Símbolos e letras nas entradas da ponte repostos dentro de dois a três meses
Símbolos e letras nas entradas da ponte repostos dentro de dois a três meses

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal