Jornal de Notícias

Cronologia

-

Série TV (1966-1973)

●17 de setembro de 1966: é emitido o episódio-piloto da série criada por Bruce Geller, onde Peter Graves é Jim Phelps, líder da agência de espionagem supersecre­ta que escolhe a equipa em função das missões impossívei­s. Durou sete temporadas e 171 episódios. Barbara Bain e Martin Landau chegaram a meio.

Série TV (1988-1990)

●Numa onda revivalist­a que também atingiu a televisão americana, a série teria uma segunda vida. Peter Graves volta ao papel de Jim Phelps e os gadgets usados pela sua equipa refletiam já os avanços tecnológic­os da época. Mas a série teria uma duração bastante mais reduzida, sendo cancelada ao fim de duas temporadas e de apenas 35 episódios.

Missão Impossível (1996)

●30 anos após a exibição do primeiro episódio da série de TV, chega às salas a versão para cinema. A assinatura de Brian De Palma e os 80 milhões de dólares, em parte para assegurar a presença de Tom Cruise, garantiam o sucesso. Jon Voigt pega na personagem de Jim Phelps, mas o seu desapareci­mento Ethan Hunt à frente da IMF.

Missão Impossível II (2000)

●Ethan Hunt tem de se deslocar a Sydney, com a “missão impossível” de descobrir e destruir

uma nova doença criada geneticame­nte. Mas há também um antigo agente da Impossible Mission Force, passado para “o outro lado”, que também anda atrás da Chimera. A troca de De Palma por John Woo não fez estragos, muito pelo contrário, e os 125 milhões de dólares investidos deram lucro.

Missão Impossível 3 (2006)

●Ethan Hunt já se retirara, dedicando-se agora a treinar novos agentes, mas é de novo chamado à ação, agora para enfrentar o maior vilão da sua carreira, Owen Davian, um traficante de armas sem qualquer escrúpulo. Philip Seymour Hoffman foi aqui o mau de uma fita dirigida por outro grande nome do cinema de grande espetáculo que então despontava, J.J. Abrams. O investimen­to subiu para 150 milhões de dólares.

Missão Impossível: Operação Fantasma (2011)

uma nova equipa de agentes que acompanha Ethan Hunt em mais uma “missão impossível”. O inimigo é um perigoso terrorista que conseguiu aceder aos códigos de lançamento de mísseis nucleares russos e ameaça atacar os Estados Unidos. O filme é assinado por Brad Bird, que trazia no currículo duas animações, “The Incredible­s” e “Ratatui”, mas a Paramount não hesitou em pôr-lhe nas mãos mais 145 milhões de dólares.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal