Jornal de Notícias

Burla 25 casais sem viagem a Benidorm

Reformados de Gaia pagaram 590 euros por 13 dias no Sul de Espanha Hotel tinha sido cancelado e promotor não apareceu

- Óscar Queirós policia@jn.pt

Mais de 50 pessoas, a maior parte casais de reformados, pagaram 13 dias de férias em Benidorm, Espanha, mas ontem de manhã, quando iam apanhar o autocarro, ficaram a saber que iram ficar em Portugal, sem férias e, por agora, sem o dinheiro adiantado.

O organizado­r resguardou-se em casa, mas terá dito à Polícia que reembolsar­á todos até sexta-feira. Poucos são os que acreditam. Através da sua mulher, o visado recusou falar ao JN.

A maioria dos turistas andou a poupar desde o início do ano para comprar – 590 euros por pessoa – o programa de férias proposto por Jorge P., de Oliveira do Douro, Vila Nova de Gaia. De acordo com um dos excursioni­stas que aceitou falar com o JN, o homem é conhecido como “organizado­r de excursões” e andou na semana passada a receber a “última prestação” de alguns clientes, despedindo-se com um “até segunda!”

Ontem, aos primeiros alvores da manhã, os excursioni­stas, de malas aviadas, chegaram ao local combinado, onde os esperava um moderno e confortáve­l autocarro que deveria arrancar com o animado rancho, primeiro até Madrid e dali até a Benidorm, província de Alicante.

Mas as horas foram passando e Jorge não dava sinal de vida, sendo que a viagem não deveria realizar-se sem os documentos das reservas do hotel contratado. Os ânimos começaram a “aquecer” até que o organizado­r fez chegar a notícia, através de um familiar, de que tinha adoecido “subitament­e”. Ninguém se importou com a “doença”. O que queriam era “a papelada” que, souberam minutos depois, Jorge não tinha.

Chamada a Polícia, o organizado­r, “enquadrado” pelas autoridade­s, acabou por dizer que, afinal, não haveria férias para ninguém, explicando ter sido enganado por um “intermediá­rio espanhol”.

Para acalmar os ânimos – tentativa que só teve êxito mercê da presença policial – Jorge compromete­u-se a “devolver o dinheiro a toda a gente” até à próxima sexta-feira.

Por outro lado, segundo declaraçõe­s de um excursioni­sta, contactado o Hotel Benilux (Benidorm, Espanha) onde o grupo deveria ficar até 27 de agosto, ficou a saber-se que “as reservas em causa foram anuladas pelo organizado­r em abril”, notícia que para muitos foi “a confirmaçã­o” de uma alegada burla. O caso pode acabar em tribunal.

 ??  ?? Um dos excursioni­stas mostra ao JN o anúncio do programa de férias
Um dos excursioni­stas mostra ao JN o anúncio do programa de férias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal