Jornal de Notícias

Costa eleva fasquia e apela à maioria absoluta

- NUNO MIGUEL ROPIO

O líder do PS admitiu, ontem, que em caso de vitória dos socialista­s nas legislativ­as não quer depender “da Direita para mudar de política”. António Costa defendeu que o país precisa de “um Governo estável”, tendo apelado a uma vitória “inequívoca”, que se traduza numa “maioria absoluta”.

Quase um mês depois de ter deixado semelhante pedido em reação às declaraçõe­s de Cavaco Silva, que alertou para os riscos de sair das eleições um Governo minoritári­o, o secretário-geral do PS afirmou-se revigorado para lutar por esse objetivo.

“O país precisa neste momento que nos empenhemos todos, que nos mobilizemo­s, e venho destas pequenas férias muito revigorado e empolgado para travar esta batalha e a ganhar. Não só de uma forma inequívoca, mas com a maioria absoluta que o país precisa para termos um Governo estável, sobretudo um Governo que não dependa da Direita para mudar de política”, afirmou, à saída do Palácio da Justiça, em Lisboa, após a entrega da lista dos 47 candidatos e cinco suplentes do PS pelo círculo de Lisboa.

Segundo Costa, a receita para a vitória passa por transmitir aos portuguese­s “o trabalho rigoroso feito durante meses” que se traduziu no programa de Governo socialista. “Aquilo que sinto que é o mais terrível de herança destes quatro anos de governação da Direita é a descrença que deixaram num país sobre o seu futuro. Temos de vencer essa descrença, não podemos perder esta geração”, disse, acusando a coligação Portugal à Frente de “não ser capaz de fazer diferente do que dar continuida­de a um programa escondido”.

Horas depois, na SIC, onde classifico­u de “aselhice” o episódio dos cartazes socialista­s de pré-campanha, que utilizaram falsos desemprega­dos, Costa voltou a alertar para a necessidad­e da fasquia atingir 116 dos 230 deputados, para evitar interferên­cias do presidente da República numa eventual gestão socialista e “impedir um PS vencedor”.

 ??  ?? Líder do PS entregou lista de Lisboa
Líder do PS entregou lista de Lisboa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal